A dissertação virou livro em “Laroyê Xica da Silva”

A dissertação “Laroyê Xica da Silva” do escritor Leonardo Antan ganha versão em livro, pelo Selo Carnavalize.

A obra fala sobre a complexa construção de uma personagem que virou mito da cultura nacional: Xica da Silva, a imagem desta personagem e seus atravessamentos e aproximações com a cultura afro-brasileira, sobretudo sua proximidade com a entidade pomba-gira. Na transversal, um desfile de escola de samba realizado em meio a fortes transformações na folia carioca. A narrativa se dá em forma de encruzilhada, entre esses assuntos que encontram ponto em comum na incorporação da personagem no desfile do GRES Acadêmicos do Salgueiro em 1963. Investigando uma série de mudanças na linguagem das escolas de samba e seu processo de popularização na década de 1960, processo este que culminou com a popularização de Xica como um mito brasileiro.

Produtor: Leonardo Antan

Telefones:

Email:

Intagram: https://www.instagram.com/leoantan/

Facebook: https://www.facebook.com/leo.antan

Youtube:

Página:

Esse projeto é patrocinado pela lei Aldir Blanc, Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e Fenig.

Projeto Rede Cultural Iguassú

A ComCausa vai colaborar na promoção de tantas iniciativas culturais que foram contempladas pelos editais da Lei Aldir Blanc promovidos pela prefeitura de Nova Iguaçu. Os agentes culturais e grupos podem entrar em contato pelo email comunicando@comcausa.net ou pelo telefone e 55 (21) 99957-3821

Para conhecer mais dos grupos, acesse a página do projeto Projeto Rede Cultural Iguassú que – além da parceria com a Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu -, tem apoio das empresas Valor ServiçosVig-Fat SegurançaMaurer Corp Engenharia e agência Virtuo de Comunicação.

Lei aldir Blanc Nova Iguaçu

Apoio:

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa