Ancestralidade na peça Nyogolon

No dia 29 de março, o Grupo Artesão Teatro, da cidade de Nova Iguaçu, estreia o espetáculo Nyogolon, que convida o público a viver uma experiência de conexão com sua ancestralidade. Dirigida por Jonyjarp Pontes, o projeto une teatro a cânticos e jogos cênicos e propõe uma viagem ao passado, remontando a reflexões históricas a respeito de nosso povo. O trabalho leva o público a um ambiente intimista onde a vida, a história e a cultura do povo brasileiro podem ser manifestadas e compartilhadas entre todos.

Nyogolon foi pensado e construído desde o início de 2020 a partir de um processo de construção coletivo, pelo qual os atores traziam um pouco da história de seus próprios antepassados para dividir com os presentes. A atmosfera do espetáculo é pensada de forma a fazer com que o público não apenas assista, mas testemunhe e viva o momento junto com os artistas. Partindo das lembranças dos antepassados dos atores, o espetáculo acaba por falar da vida de todos, que fluem através do tempo, unindo povos de diferentes lugares e que desaguam diretamente em nós e em nossa existência. Trata-se de olhar para trás e enxergar nossa própria vida refletida naqueles que vieram antes. Evoluir olhando para trás e enxergar em todas as direções.

A pesquisa a respeito do teatro psicofísico, estudado pelo grupo desde sua fundação em 2016 bebe da fonte de grandes mestres da arte cênica pelo mundo como Stanislavski, Jerzy Grotowski, Sotigui Koyuaté e Thomas Richard, e pretende resgatar uma arte que não se pode dissociar da vida, uma vivência que possa ser mais do que vista, mas também compartilhada e sentida pelo público. Para celebrar a temática desse grande encontro o Grupo Artesão convidou atores de diferentes grupos de teatro para compor o elenco. Aryelle Cristiane, Junior Capelloni, Karla Muniz, Layra Guimarães, Matheus Marins, Pamella Almeida e Rômulo Muralha dividem as histórias, memórias e conexão com os seus ancestrais nesta obra criada coletivamente.

Dia 29 de março às 19h30 | Sala de Espetáculos Amir Haddad – Av. Getúlio de Moura 1320, Centro – Nova Iguaçu. Para mais detalhes entrar em contato: 21 99456-4430 (Jony)

Artista: Grupo Artesão Teatro

Telefones:

Email:

Intagram: https://www.instagram.com/grupoartesao/

Facebook: https://www.facebook.com/grupoartesao

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCFlFgcUyTiHM46Keb9Z7xJg

Página:

Esse projeto é patrocinado pela lei Aldir Blanc, Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e Fenig.

Projeto Rede Cultural Iguassú

A ComCausa vai colaborar na promoção de tantas iniciativas culturais que foram contempladas pelos editais da Lei Aldir Blanc promovidos pela prefeitura de Nova Iguaçu. Os agentes culturais e grupos podem entrar em contato pelo email comunicando@comcausa.net ou pelo telefone e 55 (21) 99957-3821

Para conhecer mais dos grupos, acesse a página do projeto Projeto Rede Cultural Iguassú que – além da parceria com a Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu -, tem apoio das empresas Valor ServiçosVig-Fat SegurançaMaurer Corp Engenharia e agência Virtuo de Comunicação.

Lei aldir Blanc Nova Iguaçu

Apoio:

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa