Nova Iguaçu

Descarte irregular de resíduos sólidos em Nova Iguaçu

Nesta semana, agentes da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu em operação conjunta com outros órgãos, realizaram apuração de denúncia de descarte irregular de resíduos sólidos.

Após o registro de denúncia realizado pela Guarda Municipal Ambiental sobre um grande descarte irregular de resíduos na Rua Antônio Ribeiro, as margens da Estrada Ferroviária, limite dos bairros Austin/Cacuia, foi montada uma operação conjunta com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLURB) e apoio do PROEIS/PMERJ.

No local foi constatado um grande depósito de Resíduos da Construção Civil, em uma estimativa inicial aproximada de 150 a 200 toneladas de material, não havia nenhum responsável pelas atividades no local. O monitoramento da área será contínuo.

Além de infração administrativa – como multa, embargo, apreensão de equipamentos e veículos, entre outros – a prática de descarte de resíduos de forma irregular é configurada como Crime Ambiental, por ser uma atividade degradadora do meio ambiente e a saúde humana. Lei Federal 9605/98, art. 60.

Seja você também um defensor do Meio Ambiente!

Denúncias, críticas e sugestões podem ser realizadas de segunda à sexta, das 09:00 às 17:00, pelo telefone da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (21) 3779-1183 ou pela Ouvidoria da Prefeitura.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa