#CoisasBoasDaBaixada Centro Cultural Oscar Romero

A Biblioteca Comunitária Oscar Romero foi fundada há 24 anos em 1º de Abril de 1985, a partir do esforço de um grupo de jovens apoiados pela Paróquia São José Operário e pela Associação de Moradores do Parque Ludolf (AMPLA). A mesma deve ser considerada o primeiro aparelho cultural de Mesquita.

Criar a Biblioteca sem qualquer apoio governamental foi um desafio. Para manter vivo este projeto, foi criada a Associação de Amigos da Biblioteca Comunitária Oscar Romero, fundada em 1° de fevereiro de 1987, entidade que responde por seu funcionamento. Desde então é com a contribuição do sócio amigo que a biblioteca se mantém aberta à comunidade.

Seu principal objetivo é oferecer à comunidade acesso à leitura, à cultura, à história de nossa região e a informação. Por isso, além de livros para a pesquisa e empréstimo, a Biblioteca realiza eventos abertos à comunidade: atividades para estimular o hábito e o prazer da leitura, cursos, oficinas, sessões de vídeo, shows de música (para promover os artistas da Baixada), apresentações de teatro e debates sobre problemas sociais. Ao considerarmos que a Baixada Fluminense se caracteriza como uma área ainda carente, iniciativas capazes de promover um crescimento intelectual, bem como promulgar os direitos sócios culturais da população precisam ser mantidos.

Ela está localizada em uma área residencial, e a sua volta se encontram três escolas particulares e três públicas, com isso é freqüentemente visitada pelos alunos como fonte de pesquisas escolares. Além das pesquisas feitas no espaço, os visitantes (alunos e moradores) podem pegar livros emprestados por um prazo determinado.

Os eventos culturais, sempre com entrada franca, reúnem a comunidade, com o objetivo de torná-los parte integrante do espaço. Esta, portanto, é uma das características fortes da BCOR, se a cultura surge do principio popular, manter um aparelho cultural é um desejo a incutir na população. A biblioteca oferece ainda cursos a preços populares, proporcionando a população acesso a cultura e ao lazer.

Saiba mais na página do Centro Cultural Oscar Romero ou no Facebook do Centro Cultural Oscar Romero

Comunicando ComCausa

Ponto de Cultura e Mídia Livre ComCausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.