Brasil

Congresso derruba veto de inclusão da Nise da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Deputados e senadores derrubaram o Veto Total 25/2022 à proposta de inclusão da psiquiatra Nise da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Trechos do veto derrubado vão a promulgação.

Nise da Silveira teve seu nome vetado pelo presidente Bolsonaro de entrar no livro de Heróis e Heroínas da pátria, Nise era médica psiquiatra que foi contra o uso de confinamento, eletrochoques, torturas, camisa de força, lobotomia e outros métodos usados na época.

Aluna de Jung, lutou para humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil, usando a arte e o convívio com animais. Encarando os bichos como fundamentais para o reforço das relações emocionais e também para fortalecer senso de responsabilidade. Sobre isso, ela escreveu o livro ‘Gatos: A Emoção de Lidar’.

Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa