Curso de jornalismo no Kafango Verde em Belford Roxo

O grupo socioambiental Kafango Verde e a ComCausa estabeleceram termo de parceria para execução de ações de capacitação de jovens em conjunto. A primeira delas será a realização da ‘Jovens Agentes: Jornalistas pela Cultura de Direitos’, que terá aula inaugural no dia  03 de novembro, a partir das 19 horas, na sede do Kafango.

A iniciativa ‘Jovens Agentes: Jornalistas pela Cultura de Direitos’ – baseada nas experiências do Ponto e Pontão de Cultura da ComCausa, e com a metodologia do ‘Jovens Agentes pela Cultura de Direitos: Educação e direitos humanos’ vai capacitar e formar uma rede de jornalistas comunitários e populares. Utilizando os meios de comunicação, principalmente as novas mídias eletrônicas, como promoção de uma cultura de direitos, das ações positiva da região, mas também como instrumento de exigibilidade através do debate coerente das questões que impactam a população.

“Os jovens entre 16 e 25 anos são os principais focos dessa iniciativa, pois são protagonistas das dinâmicas sociais estão totalmente adaptadas às novas tecnologias. Sendo estes incentivados a participarem da Rede Virtual pela Cultura de Direitos da ComCausa. Entretanto a finalidade maior da iniciativa é desenvolver o entendimento de comunicação não violenta e de promoção das sua visibilidade social através de seu protagonismo”, afirma Adriano Dias, que coordena o projeto.

Parceria também para projeto de aproveitamento integral de alimentos

Apoiando o a iniciativa este o empresário Fabiano Fernandez, que fará – também em parceria com a ComCausa e o Kafango, oficinas de aproveitamento integral de alimentos, um método que visa a utilização total dos componentes dos alimentos no preparo de refeições, incluindo, além da polpa, partes não convencionais tais como cascas, sementes e talos de legumes e verduras.

Kafango Verde

O projeto Ecossocial Kafango Verde foi inicializado no dia 18 de fevereiro de 2013, idealizado por William Ferreira de Souza – Suboficial da reserva da Marinha -, e se propõem a promover a inclusão social e a consciência ambiental através da pratica de mergulho recreativo utilizando scuba.

https://www.youtube.com/watch?v=MfeV0IS0G_4&feature=emb_logo

A iniciativa acontece na cidade de Belford Roxo, no bairro da Piam, onde foi instado um tanque aquecido de treinamento para mergulho, além de estrutura para aulas teóricas. Participam do Kafango Verde crianças e adolescentes dos bairros de entorno do projeto, além de moradores da região da Baixada Fluminense.

https://www.youtube.com/watch?v=-cAO-UNQKCk&feature=emb_logo

Saiba mais em Portalc3.net/projeto-ecosocial-kafango-verde/

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.