Dia da visibilidade trans

Hoje, 29 de janeiro, é o Dia da Visibilidade Trans. A intenção dessa data é de sensibilizar a sociedade acerca do reconhecimento das identidades de gênero, além de também contribuir no combate contra o estigma e a violência sofrida pela comunidade transexual e travesti no país.

Afinal, o cenário do país é o mesmo: preconceito, violência e crueldade contra travestis e transexuais. Conforme o levantamento feito pela ONG Transgender Europe, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans em todo o mundo. Além disso, dados da União Nacional LGBT informam que a expectativa de vida de um transgênero no Brasil é de apenas 35 anos. Geralmente, eles são mortos antes disso.

No Dia da Visibilidade Trans, te convidamos a fazer uma reflexão: por que a sociedade não aceita gêneros diferentes? Corpos diferentes? Por que não damos afeto para travestis e transexuais? Por que os matamos? São necessários o questionamento, empatia e humanidade – Vamos lembrar de exercer esses valores não só hoje, mas todos os dias.

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa