Campanhas

Dia Nacional do Medicamento Genérico

Poucas pessoas sabem, mas os medicamentos genéricos têm um dia especial para comemorar: 20 de maio, o Dia Nacional do Medicamento Genérico.

Criados pela primeira vez na década de 1960, nos Estados Unidos, os genéricos chegaram ao Brasil em 1999 e estão presentes há 21 anos como uma opção segura, econômica e eficaz no tratamento de doenças. A Lei 9.787, de 10 de fevereiro de 1999, autorizou a comercialização de medicamentos por qualquer laboratório, desde que as patentes tenham expirado.

A substituição de um medicamento de referência por um genérico deve ser orientada pelo médico que fez a prescrição ou recomendada pelo farmacêutico. Para identificar um genérico, basta verificar se a embalagem contém a inscrição “Medicamento Genérico – Lei 9.787/99” e uma tarja amarela com a letra G.

Atualmente, existem versões genéricas para cerca de 50% de todos os medicamentos de referência disponíveis. As farmácias e drogarias são obrigadas por lei a manter uma lista atualizada desses medicamentos, em um local de fácil acesso para os consumidores.

Para facilitar a venda de genéricos e a distribuição gratuita de medicamentos para aqueles que têm direito através do Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado o Programa Farmácia Popular do Brasil. Além disso, esses medicamentos também estão disponíveis em uma rede de parceria com farmácias e drogarias da rede privada, conhecida como “Aqui tem Farmácia Popular”.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa