Diminuição de casos de óbitos por Covid-19 em Duque de Caxias

Duque de Caxias se encontra entre os municípios que registram sinais de desaceleração para novos casos confirmados e óbitos pelo novo Coronavírus.

De acordo com boletim divulgado pela SES-RJ nesta terça-feira (14), o município registra 485 mortes pela Covid-19. Quanto aos casos de pessoas confirmadas com a doença, segundo o governo do estado, Caxias tem 3.635. O número de recuperados chega a 2.871.

“O estado do Rio de Janeiro aponta uma queda de 21% nos óbitos. A região metropolitana 1, na qual o município de Duque de Caxias está inserido, também apresenta redução. Não podemos negar que a curva de óbitos esboça neste momento uma tendência, mas ainda está longe de configurar um quadro de controle da doença ou de queda sustentável das mortes”, alerta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Desde o início da campanha de testagem em massa para Covid-19 no município de Duque de Caxias 126.659 pessoas já foram testadas. Deste total, 115.330 pessoas testaram negativo para o novo Coronavírus, em 301 localidades espalhadas pelos quatro distritos.

Durante as testagens, os pacientes com teste rápido positivo, são encaminhados para o atendimento médico na unidade de saúde mais próxima, além da recomendação para que cumpram o isolamento domiciliar. As ações, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, contam com o apoio dos agentes da Defesa Civil municipal e de voluntários do Processo Apell.

A primeira etapa das ações de testagem em massa de Covid-19 em Duque de Caxias foram realizadas de 06/06 a 10/07. A Prefeitura de Duque de Caxias aguarda a chegada de novos lotes de testes rápidos para retomar as ações nas localidades que ainda não foram alcançadas.

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.