BrasilDestaqueNotícias

Roma discute possível canonização do padre Josimo

Em Roma, bispos do Nordeste 3 que é formado pelas Dioceses dos Estados da Bahia e de Sergipe da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visitaram a sede do Dicastério para a Causa dos Santos, e discutiram a possível canonização do padre Josimo.

Assassinado em 10 de maio de 1986, padre Josimo Tavares, conhecido como o padre negro das sandálias surradas, foi um dos primeiros presbíteros da Diocese de Tocantinópolis, adepto da Teologia da libertação doou a vida pela causa do Evangelho e dos pobres nos conflitos agrários na região do Bico do Papagaio, nas décadas de 1970 e 1980.

Com morte anunciada, padre Josimo deixou o seu testamento espitual pronunciado na Assembleia Diocesana de Pastoral de 1986: “O discípulo não é maior do que o Mestre. Se perseguir a mim, há de perseguir vocês também.’ Tenho que assumir. Agora estou empenhado na luta pela causa dos pobres lavradores indefesos, povo oprimido nas garras dos latifúndios. Se eu me calar, quem os defenderá? Quem lutará a seu favor? Eu pelo menos nada tenho a perder”.

Portal C3 | Portal C3 Instagram Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa