Lei Aldir Blanc possibilita curso de auxiliar de bibliotecas

O curso Capacita Biblio é um dos projetos que foram contemplados pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. As inscrições estarão abertas até 25 de fevereiro e as aulas acontecem entre os dias 1º de março e 18 de abril. O curso é gratuito.

Capacita Biblio é um curso realizado na modalidade livre que acontecerá de forma online, atuando na formação de auxiliar de bibliotecas em Duque de Caxias, com carga horária de 40h. Os professores são formados em licenciatura em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). As aulas ocorrerão entre os dias 1º de março e 18 de abril.

Este foi um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. A Lei Aldir Blanc prevê auxílio emergencial ao setor cultural, visando apoiar profissionais da área que sofreram com impacto da Covid-19. Entre os recursos de apoio estão editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.

A idealizadora do curso Capacita Biblio é Bianca Ferraz, bibliotecária, empreendedora na empresa Ferraz Produções, mestranda em Biblioteconomia, Cultura e Sociedade e produtora cultural com diversas atuações nos municípios de Duque de Caxias, Petrópolis e Rio de Janeiro. Atualmente, é integrante do Grupo de Pesquisa Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática e pesquisadora do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do Mapa da Leitura, na Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Ano passado, concorreu ao edital emergencial Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, sendo contemplada no módulo V do fomento para cursos, inscrevendo o projeto Capacita Biblio.

“Pensamos em um curso que alcance os professores das salas de leitura, os voluntários, agentes de bibliotecas comunitárias e todos aqueles que têm interesse nessa área profissional. Um curso dinâmico com minivídeos, e-book, gamificação, testes, palestras e tutoria sícrona. Um curso que contemplasse disciplinas essenciais para esse profissional”, complementa a coordenadora pedagógica do curso Ana Isabel Sousa, pós-graduanda em Big Data (Universidade Metropolitana) e Tecnologias Educacionais (IBMR) e licenciada em Biblioteconomia HB (UniRio).

Ana Isabel também é conservadora pela Restaurart, idealizadora e professora do projeto Oficina de Biblio, consultora e especialista do Biblivre. Ministrou o curso do Biblivre e de capacitação para auxiliares de biblioteca em plataforma online.

Inscrições

Para se inscrever no Capacita Biblio – Curso online de auxiliar de bibliotecas o interessado deve acessar o link de inscrição: https://forms.gle/JdyRXZVHEvd2bX656. As aulas acontecem de 1º de março a 18 de abril de 2021.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 97992-6060 (Bianca Ferraz) ou pelo E-mail: ferrazproducoesbc@gmail.com.

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa