Magé transformará antigo FECM em centro cultural

A Prefeitura de Magé, em comemoração aos 456 anos de fundação da cidade, reformará a antiga sede da Fundação Educacional e Cultural de Magé (FECM). O projeto foi idealizado há alguns anos e só agora sairá do papel.

As primeiras medições das ruínas foram feitas pela Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo — que irá elaborar um projeto arquitetônico, mesclando as características rústicas do imóvel com uma funcionalidade moderna.

Para o prefeito da cidade, Renato Cozzolino, o projeto será de extrema importância para o patrimônio cultural do município.

“Este é mais um presente que queremos dar aos mageenses como parte das comemorações de aniversário de 456 anos de fundação da nossa cidade. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa população em todas as áreas, e a cultura não poderia ficar de fora. Afinal, sabemos a importância de uma política pública cultural séria, tanto para os trabalhadores da área quanto para o lazer de pessoas de todas as idades”, destacou o prefeito.

De acordo com a FECM, não há dados precisos sobre a data de construção do imóvel, por conta do incêndio em 2003 que destruiu tudo que havia lá dentro. Apenas as paredes da casa principal e da parte anexa, mais ao fundo do terreno estão intactas. Segundo a fundação, a construção possuía mais de 200 anos.

O projeto ainda não tem previsão de finalização. Mas, segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Sandra Ramaldo, em breve estará disponível para todos os moradores do município.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa