Maria Juçá receberá Medalha Tiradentes

A produtora cultural Maria Juçá, que está a frente do icônico Circo Voador há mais de quatro décadas, receberá a Medalha Tiradentes.

O evento de entrega da Medalha Tiradentes à Maria Juçá será nesta terã (24) e contará com diversas intervenções artísticas, como apresentações de teatro, dança e acrobacia, além de muita música com os blocos Orquestra Voadora e Quizomba e o grupo Samba Que Elas Querem, entre outras atrações.

“À frente do Circo Voador há 40 anos, se agigantou ao superar adversidades na luta pelos direitos do Circo contra governos e governantes, até contra ex-parceiros. Por conta de uma história de êxito constituída por vivências e experiências acumuladas em uma vida não apenas de vitórias, mas que as derrotas se somam à força de quem sabe cair para rapidamente se levantar, com a disposição necessária para enfrentar os novos desafios, Maria Juçá é reconhecidamente uma mulher que escreveu uma singular história para a cultura carioca. Portanto; o momento é de estarmos lá para, juntos, agradecermos e parabenizarmos o deputado André Ceciliano pela proatividade política que faz questão de ter a favor da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, exercendo uma liderança política que podemos apontar como a mais importante de nossa geração, não apenas por colocar a Cultura no eixo do projeto de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, mas por defender, acima de tudo, a identidade cultural como soberania nacional. E, claro, parabenizar e agradecer a Maria Juçá, pelos relevantes serviços prestados à Cultura carioca, à Cultura brasileira”, diz o autor da homenagem, o deputado André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), na  justificativa da Medalha Tiradentes, uma das maiores honrarias concedidas pelo poder público do Rio de Janeiro a pessoas que contribuíram para a história fluminense com relevantes serviços relacionados às causas públicas do estado.

”Em um momento como este que estamos vivendo, em que a atividade artística é perseguida, desrespeitada e excluída do acesso aos processos de produção, ter meu trabalho de produtora cultural reconhecido como um relevante serviço prestado à causa pública é um incentivo a continuar na luta”, destacou a Juçá.

Serviço:
Medalha Tiradentes – Maria Juçá
Data: 24 de maio de 2022 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/n – Lapa – Rio de Janeiro/RJ
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita

Atrações:
. Quizomba
. Grupo Zanzar
. Cia Livre Acesso
. Orquestra Voadora
. Acrobacia Aérea (com Amaralina Fagundes)
. Desenforca Tiradentes
. Slam das Minas
. Mística MST
. Samba Que Elas Querem

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa