Baixada FluminenseNotícias

MPF da Baixada acolhe familiares de João Cândido

Na terça-feira, 10 de fevereiro de 2019, o procurador da República, Dr. Julio José Araujo Junior, do Ministério Público Federal em São João de Meriti, recebeu familiares do marinheiro João Cândido. Este encontro, parte de uma série que já incluiu reuniões anteriores, inclusive no MPF, teve como objetivo dar seguimento ao processo de resgate da memória desse notável personagem histórico. Além disso, buscava-se prosseguir com as ações de reparação por parte do Estado brasileiro à sua família.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da sociedade civil, como a Sra. Zilmar, que trabalha para concretizar o museu João Cândido na cidade, o Frei Tatá da secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de São João de Meriti e da presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Destacou-se que, atendendo a solicitação dos movimentos sociais, o deputado André Ceciliano, presidente da Alerj, apresentou o projeto de lei 427/2019 em 24 de abril de 2019. Esse projeto propõe “a inscrição do nome de João Cândido Felisberto no livro dos heróis e heroínas do estado do Rio de Janeiro”. Também foi discutida a realização de uma audiência pública para debater a importância da figura do líder da ‘revolta da chibata’ como ícone na luta pelos direitos humanos, inclusive no que diz respeito à dignidade dos membros da Marinha, sendo uma referência para o fim das práticas de escravidão.

Além da audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio, sugeriu-se a realização de um ato na câmara de vereadores de São João de Meriti, instituindo João Cândido como herói no município. Outras propostas incluíram a fixação de uma placa na casa em que o marinheiro viveu na cidade, bem como outras ações a serem promovidas em colaboração com os poderes legislativos, a prefeitura e os movimentos sociais.

O jornalista Adriano Dias da ComCausa, presente na reunião, enfatizou a importância de duas frentes: o resgate da figura histórica de João Cândido para a Baixada, o Rio e o Brasil, promovendo-o como um herói e referência para a juventude, e a luta pela garantia de reparação, mesmo que indireta, aos familiares impactados pela corajosa ação do marinheiro contra a violência do Estado brasileiro.

Ao final da reunião, o procurador da República Julio José Araujo solicitou a elaboração de um cronograma para que os presentes sistematizassem as ações em memória dos 50 anos do falecimento de João Cândido. Ele também teve uma conversa mais reservada com os familiares para discutir a continuidade do apoio após a ação civil promovida pelo Ministério Público Federal na Baixada Fluminense.

Página Memorial João Cândido da ComCausa

A ComCausa se juntou a diversos movimentos em memória, desde os 50 anos da partida de nosso mais nobre Almirante, com a finalidade de resgatar a sua luta. Uma destas foi a página ‘Memorial João Cândido’ que em fevereiro 2021 ganhou uma segunda versão.

Para conferir e apoiar é só acessa ComCausa.net/joaocandido e se juntar aos movimentos que já há anos lutam para a consolidação de outro marco importante: a construção do museu João Candido na cidade de São João de Meriti.

* Atualizado em março de 2021.

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *