Neguinho da Beija-Flor cria a própria escola de samba

Mesmo durante um período sem carnaval, o carnaval carioca ganha uma nova escola de samba. Dono de uma das vozes mais conhecidas da Sapucaí, o intérprete, Neguinho da Beija-Flor, que aos 71 anos de idade realiza um antigo sonho, de criar uma escola de samba. A escola que carrega o nome da cidade onde cresceu, Império de Nova Iguaçu, mantém ainda fortes laços afetivos com seu criador.

A nova agremiação foi fundada em 20 de dezembro e já está filiada à Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (Liesb), que organiza o desfile na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho. O lançamento oficial acontecerá em junho, numa grande live transmitida pela internet. A estreia no Grupo E (de avaliação) ocorrerá assim que os desfiles, suspensos esse ano por conta da pandemia do novo Coronavírus, forem liberados.

Neguinho contou que por ser de uma família de músicos, sempre foi um sonho criar a própria escola de samba no município em que cresceu. Afirmou também ser um sonho duplo, por se tratar de uma escola de samba do seu município natal.

A nova escola leva as cores, azul e branco em homenagem à Beija- Flor de Nilópolis, onde neguinho é intérprete desde 1976, e laranja que é a cor da bandeira de Nova Iguaçu. O símbolo da escola é representado por um tigre.

A quadra já existe. O espaço foi criado por Neguinho há mais de dez anos num terreno ao lado da casa onde nasceu, na Rua Júlio Louzada, 85, no bairro Nova América. O local que tem capacidade para receber até duas mil pessoas já é utilizado para eventos como feijoadas e shows, além de projetos sociais. O espaço vai passar por uma pintura para ganhar as cores da nova agremiação e seus banheiros vão passar por uma reforma.

A caçulinha do carnaval carioca será conduzida administrativamente pelo Filho do fundador, Luiz Antônio Feliciano Marcondes Júnior, mais conhecido no mundo do samba como JR Beija-Flor. O presidente da nova agremiação contou que, de certa forma, a pandemia ajudou a colocar em prática um sonho antigo dele e do pai, que segundo eles aproveitaram dessa calmaria forçada para dar uma alavancada no projeto.

A receptividade também foi boa. A nova escola estreou conta no Instagram neste fim de semana com mais de 600 seguidores. O próximo passo agora é escolher componentes, como o casal de mestre sala e porta-bandeira, diretores de bateria e harmonia, entre outros. Mas, o seu presidente, que quer dar oportunidade aos novos valores, acredita que a missão não será difícil. De acordo com ele, a população de nova iguaçu já abraçou a ideia, e muitas pessoas já estão pesquisando como fazer parte do desfile.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa | Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher

___________

Maria Fernanda

 

 

 

 

Maria Fernanda é graduanda em jornalismo pela UERJ e colaboradora da ComCausa.

 

 

Comunicando ComCausa

Ponto de Cultura e Mídia Livre ComCausa.