Baixada FluminenseMesquita

Nossa Meriti reúne ativistas da Baixada na aula de Mobilização

Na última quarta-feira (20/10) cerca de 50 pessoas, entre lideranças e convidados, compareceram na aula sobre mobilização da Formação Nossa Meriti que pretende ao fim deste primeiro percurso elaborar uma agenda local para a cidade da Baixada Fluminense. O encontro aconteceu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Coelho da Rocha.

A Casa Fluminense esteve representada na atividade pela sua coordenadora de Mobilização, Fabbi Silva, que contou sua trajetória e apresentou o modelo de apoio da Casa Fluminense, via Fundo. Um dos grupos apoiados atualmente, além do Projeto Nossa Meriti, esteve presente também. Débora Silva, do Sim eu sou do Meio, contou os desafios de mobilizar na cidade de Belford Roxo.

O ativista Wesley Teixeira abordou sua atuação em Duque de Caxias, além das campanhas de solidariedade realizadas durante a pandemia. Ele reforçou a importância de lideranças negras, jovens, mulheres, LGBTs e pessoas comprometidas com a população ocuparem os espaços de poder. Para Wesley, a Baixada precisa ter nas Câmaras de Vereadores, prefeituras, assembleia legislativa e no Congresso Nacional pessoas que representam verdadeiramente o povo.

É o povo da Baixada Fluminense que produz boa parte da riqueza para o Estado do RJ e é terra em que muitos dos nossos heróis viveram e vivem, como João Cândido e tantas outras pessoas, inclusive que fazem parte do grupo Nossa Meriti” – disse Teixeira.

Os coordenadores do projeto Douglas Almeida e Vinícius Baião estão animados com o engajamento das lideranças, tendo em vista a frequência e a interação durante as aulas que são realizadas durante a semana.

É uma oportunidade de juntar tanta gente boa e construir um processo em rede de lideranças, organizações e coletivos da cidade em prol da população meritiense“, – afirmou Douglas.

A Formação Nossa Meriti continua e na próxima quarta-feira haverá a aula de comunicação, com a presença do Adriano Dias, da Com Causa, e de outras pessoas que atuam na área. O encerramento está previsto para o sábado dia 30/10, com presenças confirmadas do coordenador da Casa Fluminense Henrique Silveira, da produtora cultural Sandra Regina e do deputado federal Marcelo Freixo.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo