Nova Iguaçu lança Disque Queimada

Quem flagrar incêndios, ou até mesmo possíveis causadores de queimadas, podem fazer a denúncia pelo telefone 0800 022 3660. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar. O serviço funciona durante os sete dias da semana, 24 horas por dia.

A central de atendimento fica baseada na Defesa Civil de Nova Iguaçu. Esta, por sua vez, enviará equipes da Guarda Ambiental Municipal ao local para conferir a procedência da informação e, em caso positivo, iniciar o combate às chamas. Se for necessário, o º GBM Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu também será acionado.

“Estamos tendo um aumento no número de incêndios florestais na cidade. O Disque Queimada será importante, pois funcionará de forma ininterrupta para sermos acionados pela população a qualquer hora do dia ou da noite”, explica a secretária da SEMADETUR.

Para o secretário da Defesa Civil, as queimadas, em sua maioria, são criminosas e podem ser evitadas se denunciadas a tempo. “A mobilização do cidadão é fundamental. Uma ligação pode nos ajudar a combater as chamas logo em seu início ou até mesmo impedir uma queimada”.  

Portal C3 – Comunicação de interesse público – ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.