Página memorial do Almirante Negro

O reconhecimento da importância do marinheiro João Cândido para história da garantia dos direitos e enfrentamento ao racismo já se tornou uma luta que envolve vários movimentos sociais e parceiros do poder público.

O gaúcho de nascença, mas radicado em São João de Meriti, o cidadão Baixada João Cândido “é um daqueles heróis que nossa juventude deve conhecer e reconhecer”, como diz Adriano Dias, jornalista fundador da ComCausa.

Apesar de tardio, nos últimos anos se conseguiu avanços. Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e a Câmara Municipal de São João de Meriti reconheceram o marinheiro como herói Estado e do município. Entre tantas outas homenagens nos últimos anos, mas ainda falta para consolidar seu movimento no patamar de importância que a Revolta da Chibata teve.

Assim, a ComCausa se juntou a diversos movimentos em memória desde os 50 anos da partida de nosso mais nobre Almirante com a finalidade de resgatar a sua luta. Uma destas foi a página ‘Memorial João Cândido’ que agora no dia 12 de fevereiro ganhará uma segunda versão.

Para conferir e apoiar é só acessa ComCausa.net/joaocandido e se juntar aos movimentos que já há anos lutam para a consolidação de outro marco importante: a construção do museu João Candido na cidade de São João de Meriti.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.