Palestra sobre o papel do Vereador

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) promoveu, nesta quarta-feira (12/08), palestra online com foco no “Papel Constitucional do Vereador”. O tema do encontro, ministrado pelo assessor legislativo Carlos Frederico dos Santos, faz parte da série de palestras realizadas pela Elerj sobre as eleições municipais de 2020. Entre as principais dicas dadas por ele está a necessidade de o vereador ter um bom planejamento para a execução do mandato.

Durante a apresentação (a segunda da série), Carlos Frederico explicou os fundamentos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e suas funções, a repartição constitucional de competências e suas implicações no cotidiano do cidadão e do político. Para Carlos Frederico, os vereadores representam a instância do Poder Legislativo mais próxima do cidadão por atender diretamente a interesses locais. O assessor parlamentar também deu dicas de como um vereador pode fazer um bom mandato.

“É de fundamental importância que o vereador tenha bom planejamento para a execução do mandato. Outra necessidade é a de que o político se cerque de uma boa equipe, até para ajudá-lo na execução de seus projetos. O parlamento é um órgão coletivo que exige construção coletiva para que o representante político fique sempre próximo da população”, destacou.

Primeira palestra

Na primeira palestra da série idealizada pela Elerj, que aconteceu no último dia 05/08 também de forma virtual, foi abordado o protagonismo crescente das redes sociais durante a pandemia e nos pleitos eleitorais. Naquele encontro, o palestrante Marcelo Serpa, especialista em comunicação eleitoral, disse que as chances de sucesso dos candidatos estão diretamente ligadas à capacidade de eles se adaptarem ao meio digital.

As palestras são transmitidas pelas redes sociais da Elerj e podem ser conferidas na íntegra clicando aqui.

Confira abaixo as próximas palestras da programação:

Dia 20, das 10h às 11h
“Gestão do tempo em campanhas eleitorais”.
Fernanda Galvão, jornalista, master coach e consultora política.

Dia 26, das 10h às 12h
“Prestação de contas – eleições 2020”.
Gustavo Montez, especialista em contabilidade eleitoral.

– Fonte: Alerj

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.