Pinturas de João Cândido representam Meriti na Semana Nacional de Museus

Rita Vianna é a artista plástica meritiense retratou o herói municipal João Cândido, responsável pela Revolta da Chibata no início do século XX, que pôs fim aos castigos sofridos por ele e os demais marinheiros. Suas obras representaram São João de Meriti na 18ª Semana Nacional de Museus.

O evento, portanto, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que este ano estabeleceu o tema Diversidade e Inclusão. As três telas pintadas em pallet por Rita Vianna apresentam o marinheiro João Cândido desde sua entrada na corporação até sua velhice, passando pelos castigos de seus superiores e o levante que deu um basta aos açoites.

Na primeira tela “As diversas faces de João Cândido”, a artista retrata o marinheiro ao longo de sua vida, a luta pela igualdade social e racial e a busca por seus direitos. Entretanto, na segunda tela “Revolta da Chibata”, Vianna a pintou em formato circular, dando a sensação de movimento da chibata e mostrando o sofrimento dos marinheiros. Dessa forma, a artista retrata as correntes sendo partidas e o começo do movimento.

Por fim, a tela “Luta dos guerreiros”, apresenta João Cândido idoso, ainda de punhos cerrados, mostrando que a luta continua. Junto a ele, a professora e diretora do CIEP 400, Nádia Tobias, então integrante da Pastoral Afro-Brasileira e pesquisadora do marinheiro, falecida em um acidente de carro em 2017.

A exposição será enviada futuramente ao museu Marinheiro João Cândido. Por hora, está no ateliê da própria artista, porém é necessário aguardar o fim da quarentena para agendamento de visitas.

O Ateliê Portas Abertas, localizado Rua Pastor Joaquim Rosa, Lt 6 Qd 53, Jardim Meriti | Celular: (21) 9642-19114 | Email da artista ritaviannartes@gmail.com | Acesse a página.

Página Memorial João Cândido da ComCausa

A ComCausa se juntou a diversos movimentos em memória, desde os 50 anos da partida de nosso mais nobre Almirante, com a finalidade de resgatar a sua luta. Uma destas foi a página ‘Memorial João Cândido’ que em fevereiro 2021 ganhou uma segunda versão.

Para conferir e apoiar é só acessa ComCausa.net/joaocandido e se juntar aos movimentos que já há anos lutam para a consolidação de outro marco importante: a construção do museu João Candido na cidade de São João de Meriti.

* Atualizado em março de 2021.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.