Placa do marinheiro João Cândido é descerrada em Meriti

A Superintendência de Promoção de Política de Igualdade Racial da prefeitura de São João de Meriti, juntamente com o (COMIRA) e o Conselho Municipal de Igualdade Racial realizaram hoje,  12 de março, o ato de descerramento da placa João Cândido Herói Estadual. Esse ato ocorreu na Rua Turmalina, em Coelho da Rocha, São João de Meriti

O evento teve a presença do atual presidente da assembleia legislativa, André Ceciliano, juntamente com Waldeck Carneiro, são os autores da lei que tornou João Cândido herói Estadual. Além dos deputados, integrantes do movimento social e do poder público municipal foram recepcionados na Casa da Cultura para um café da manhã. Após o café, os participantes fizeram uma caminhada até a Rua Turmalina, onde o Sr. Candinho, filho de João Cândido, e seus familiares estavam esperando.

Para Alexandre Assis da ComCausa, “O marinheiro João Cândido é um daqueles ícones que devem ser destacados, principalmente para nossa juventude. Dever ser reafirmado o quanto for necessário que mesmo sob a opressão,  um homem jovem, negro como a grande maioria das pessoas de nossa região, com coragem enfrentou a violência pela garantia da dignidade de seus iguais”. Além de Alexandre, a instituição foi representada por Thauan Mendes e Adriano Dias.

Alexandre Assis

Livro dos Heróis e Heroínas do Estado do Rio

A Lei estadual nº 5.808, de 25 de agosto de 2010, inscreveu o nome de João Cândido no Livro dos Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro. Agora, a placa foi fixada no lar onde ele viveu a maior parte de sua vida e onde ainda residem seus familiares.

O senhor Candinho, ultimo filho vivo de João Candido, relatou que, independente de seu pai ser considerado herói, ele foi um morador da cidade por décadas: “Agradeço aos deputados, ao prefeito Dr. João Ferreira e à Câmara de Vereadores por mais essa homenagem. Estou felicíssimo e esperando o museu do Morro do Embaixador ficar pronto.” finalizou.

Página Memorial João Cândido da ComCausa

A ComCausa se juntou a diversos movimentos em memória, desde os 50 anos da partida de nosso mais nobre Almirante, com a finalidade de resgatar a sua luta. Uma destas foi a página ‘Memorial João Cândido’ que em fevereiro 2021 ganhou uma segunda versão.

Para conferir e apoiar é só acessa ComCausa.net/joaocandido e se juntar aos movimentos que já há anos lutam para a consolidação de outro marco importante: a construção do museu João Candido na cidade de São João de Meriti.

* Atualizado em março de 2021.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.