Projeto Unidas para Sempre

O Projeto Unidas para Sempre é um grupo composto por profissionais voluntários, sob a presidência de Jaqueline da Silva Ribeiro, no qual com pessoas em tratamento contra o câncer.

A finalidade do grupo é manter uma rede parcerias com instituições não governamentais e governamentais, visando atender pacientes diagnosticados com câncer. Difundir os direitos garantidos na legislação aos pacientes oncológicas. Além de promover parcerias visando o acesso a profissionais voluntários para apoio psicossocial quando for necessário ou solicitado

Agora institucionalidade como OS, o grupo quer identificar e compartilhar as instituições que oferecem serviços e produtos para pacientes oncológicos e intensificar realizar campanhas para arrecadação de alimentos e ou produtos de higiene para pacientes em situação de vulnerabilidade social.

O Unidas para Sempre também promove eventos de integração entre os pacientes oncológicos inscritos no grupo e já formaram uma rede de instituições parceiras visando a capacitação profissional para os pacientes oncológicos que estejam aptos a atividades laborativas para que possam ser reinseridas no mercado de trabalho respeitando suas condições físicas.

Nos encontros coletivos com os pacientes assistidas pelo projeto, o objetivo é a troca de experiência e confraternizações. Segundo Jaqueline da Silva Ribeiro. “Vamos formular um banco de dados no qual possamos atender de forma efetiva as demandas individuais de cada paciente para que este tenha uma qualidade de vida melhor e utilizarmos como instrumento de divulgação e formação de parcerias as nossas redes”.

As ações desse projeto, ainda que muito modestas, visam amenizar as dificuldades enfrentadas pelos seus assistidos, através de:

  • Lives de interesse relevante para alavancar a qualidade de vida física e psicológica dos pacientes oncológicos e seus familiares 
  • Aconselhamento em grupo (via grupo de WhatsApp)
  • Atendimento individualizado (via WhatsApp)
  • Atendimento psicológico: através de vídeo chamadas e presencial,
  • Nutricionista: com consultas virtuais.
  • Aconselhamento Jurídico
  • Distribuição de cestas básicas (quando solicitadas pelo membro, após avaliação de cada caso)
  • Distribuição de máscaras de tecidos e travesseiros para mulheres que realizaram o esvaziamento da axila.
  • Realizações de confraternizações em datas comemorativas como: Outubro Rosa e Natal.
  • Participação em eventos de outras instituições/ grupos afins.

Mesmo com a parceria junto a Sociedade Brasileira de Mastologia, o projeto ainda enfrenta muitas limitações quando o assunto é saúde da mulher e políticas públicas que acabam não atendendo a toda demanda de dúvidas e desinformação que assola a população, acima de tudo quando a mulher se depara com o diagnóstico do câncer de mama. Portanto, o projeto Unidas para Sempre busca desmitificar mitos por meio de informações confiáveis de profissionais que possam estar doando parte de seu tempo em lives nas redes sociais para nossas assistidas e público geral sob temas relevantes previamente acordados e assim como a criação de um catálogo com as informações básicas de como acessar junto ao serviço público a este profissional, com endereços de centros de atendimento visando facilitar aqueles que dela necessitarem.

 

Contatos:

Instagram:@unidasparasemprerj

Facebook: facebook.com/Unidasparasemprerj/

Grupo do Facebook: facebook.com/groups/357376441397013

E-mail: unidasparasemprerj@gmail.com

Telefones: ( 21)976718109 / (21)991606851

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa