ComCausa lançará projeto de Rede de apoio às famílias de pessoas desaparecidas

A ComCausa lançará no dia 19 de fevereiro o projeto ‘Rede de Apoio às Famílias de Pessoas Desaparecidas’, cujo objetivo é juntar em uma única plataforma contatos dos equipamentos públicos de apoio às famílias de pessoas desaparecidas. Além do portal eletrônico, a instituição colocará articuladores sociais e técnicos a disposição para contribuir na busca seus entes queridos.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) a Baixada Fluminense é uma das regiões do estado onde se concentram o maior número de pessoas desaparecidas no Estado. Só nos oito primeiros meses de 2020, houve um registro de mais de 2 mil pessoas desaparecidas. “Os dados sempre foram contundentes em nossa região” – diz Adriano Dias, fundador da ComCausa – “Nas ultimas décadas temos um aumento gradual nos registros de desaparecidos, nos últimos anos estes dados se tornaram cada vez mais alarmantes”.

Atuante dos direitos humanos, Adriano acredita que o aumento no controle territorial de grupos criminosos de milicianos e narcotraficantes na região tem influência nestes números. “Sabemos que homicídios não são os únicos motivos destes desaparecimentos, temos uma incidência grande provocada por conflitos familiares e até problemas psiquiátricos, mas acredito que os casos deste perfil de violência é o que torna mais dramático a busca pelo familiares. Pois enfrenta o medo e o preconceito”, conta Adriano.

Muitas vezes a investigação é feita pela família, seja pela falta de equipamentos, qualificação técnica e estrutura do Estado e das prefeituras, seja pelo preconceito do envolvimento da vítima com a criminalidade. “Principalmente se for jovem, negro e morar em comunidades, assim a dificuldade de ter uma solução para o caso pode ser ainda maior dependendo de onde aconteceu. As vítimas, muitas vezes são transformadas em suspeitos”, afirma Dias.

Rede de apoio e campanhas de esclarecimento

Um dos primeiro passos da ComCausa será o mapeamento e articulação com a rede de apoio à familiares de pessoas desaparecidas, seguido de campanhas de esclarecimento e informação nas redes de internet da instituição, além de divulgação de dados e debates sobre o assunto. Já no dia 19 de setembro será disponibilizado o endereço www.comcausa.net/pessoasdesaparecidas

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa