Um ano de Segurança Presente em Nova Iguaçu

A primeira base do Programa Segurança Presente, na Baixada Fluminense, completa um ano no último domingo (16/08). De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do município, por ali circulam cerca de 200 mil pessoas por dia.

Situada na Praça Rui Barbosa – área central de Nova Iguaçu -, a unidade foi estrategicamente instalada numa região de amplo comércio e mobilidade urbana, o que serviu para atrair consumidores e alavancar a economia local.

Ao longo de um ano, a atuação da base do Programa Segurança Presente em Nova Iguaçu tem apresentado importantes resultados: até 10 de agosto deste ano, foram 695 conduções à delegacia, 109 cumprimentos de mandados e sete pessoas desaparecidas encontradas.

Além do apoio à segurança pública, os assistentes sociais realizam ações de apoio social, e, nesse caso, foram realizados 1.823 atendimentos. A base do Programa Segurança Presente, em Nova Iguaçu, opera das 8h às 20h.

Com a unidade de Nova Iguaçu, o Governo do Estado já inaugurou sete bases na Baixada Fluminense: Austin, Duque de Caxias, Belford Roxo, Queimados e São João de Meriti. As mais recentes são em Magé/Piabetá.

Somente na gestão do atual governador foram inauguradas 21 bases do Segurança Presente. No total, são 29 unidades do Programa com resultados surpreendentes: mais de 8,4 mil pessoas conduzidas à delegacia, 2.099 mandados de prisão cumpridos e cerca de 62 mil atendimentos sociais.

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.