Destaque

Nova Iguaçu abre vagas de estágio para atuação no programa de Busca Ativa

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu anunciou a abertura de vagas de estágio para estudantes das áreas de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia interessados em atuar no programa de Busca Ativa.

Os interessados podem se inscrever no programa de estágio da Secretaria de Assistência, enviando seus currículos para o endereço de e-mail [email protected]. É uma oportunidade valiosa para os estudantes dessas áreas adquirirem experiência prática e contribuírem com o trabalho de inclusão social promovido pelo programa de Busca Ativa.

Busca Ativa: Garantindo o acesso a serviços públicos e promoção social

A busca ativa é uma estratégia adotada pelo Estado para alcançar indivíduos que não estão usufruindo de serviços públicos essenciais ou que vivem à margem das redes de proteção e promoção social. Diferente da abordagem tradicional, baseada apenas na demanda espontânea, a busca ativa busca proativamente identificar e atender aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Por meio da busca ativa, é possível localizar e cadastrar famílias que enfrentam privações socioeconômicas no Cadastro Único, um importante instrumento que funciona como porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal. Manter esse cadastro atualizado permite ao Estado compreender e suprir as necessidades básicas da população, visando promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dessas famílias.

A busca ativa desempenha um papel fundamental na identificação de grupos que estão fora do alcance dos serviços públicos, seja por desconhecimento, falta de acesso ou outras barreiras. Ao adotar uma abordagem proativa, o Estado pode estender sua atuação para além daqueles que buscam assistência por conta própria, garantindo que nenhum indivíduo fique desamparado.

Este programa está embasado na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB-SUAS/2012), no seu artigo 91, trata das responsabilidades comuns à União, ao Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal acerca da Vigilância Socioassistencial.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa