BrasilDestaqueNotícias

Ministro reforça compromisso do Brasil em ampliar participação social no G20

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, reafirmou o compromisso do Brasil em aumentar a participação social na agenda do G20 durante um encontro preparatório da Cúpula Social do G20, realizado nesta terça-feira (20), no Rio de Janeiro. O evento reuniu os principais movimentos populares do país para debater as prioridades do grupo, com o objetivo de consolidar propostas que serão levadas à cúpula em novembro.

“Aqui, apresentamos os caminhos para a Cúpula, organizados em três eixos principais: combate à fome e à pobreza, mudança climática e transição justa, além da reforma da governança global”, explicou Wellington Dias. O ministro destacou que, pela primeira vez, uma tribuna popular está sendo organizada no âmbito do G20, ampliando a participação de organizações da sociedade civil e movimentos sociais de base, tradicionalmente excluídos dos debates do fórum.

As discussões realizadas durante o encontro servirão de base para as plenárias da Cúpula Social do G20, cujo documento final será encaminhado pela presidência brasileira à Cúpula dos Chefes de Estado.

Durante o evento, Dias também lembrou do pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, realizado em julho. A iniciativa, aberta a todos os países, busca coordenar parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais voltados ao combate à insegurança alimentar e à miséria.

“Hoje, com essa agenda preparatória, realizamos um evento social potente, com a participação de lideranças dos movimentos responsáveis pela produção de alimentos e pelo combate à pobreza no Brasil e no mundo”, destacou o ministro.

Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, também presente no encontro, sublinhou a importância do momento: “A fotografia que queremos ao final desse processo é a de povos das vinte economias mais potentes do mundo entregando suas contribuições documentadas, suas angústias, sonhos e dores, para que sejam avaliadas pelos governos do mundo inteiro.”

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reforçou a necessidade da participação social não apenas na formulação, mas também na implementação de políticas públicas. “Em processos grandiosos como esse, é fundamental que a sociedade civil seja mobilizada no Brasil e no mundo”, afirmou.

Débora Rodrigues, representante dos movimentos sociais, destacou a importância de a sociedade civil estar presente na Cúpula Social do G20 e participar ativamente do processo. “Entendemos a importância de a sociedade civil poder estar presente, estar nas ruas e discutir as questões que impactam nossos territórios”, comentou.

O G20 Social é uma iniciativa lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Nova Délhi, durante a 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20, no ano passado, com o objetivo de ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e processos decisórios do G20. A Cúpula Social do G20 está prevista para ocorrer no Rio de Janeiro entre 14 e 16 de novembro.

ComCausa participou do encontro preparatório para a Cúpula Social do G20 no Rio

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa