BrasilNotícias

Novo centro dedicado à obra de Dom Hélder Câmara começa a ser construído

Teve início, em Recife, a construção de um centro que abrigará o vasto acervo de um dos maiores defensores dos direitos humanos no Brasil, o arcebispo Dom Hélder Câmara. O projeto, que já é planejado há anos, está sendo erguido dentro do Instituto Dom Hélder Câmara, no centro da cidade. Atualmente, as obras estão na fase inicial, com a preparação do solo.

O centro será um espaço destinado ao público, onde toda a obra de Dom Hélder poderá ser acessada e estudada. A ideia é que o acervo de mais de 200 mil escritos, entre cartas, orações e contos, seja preservado e disponibilizado para consulta, celebrando a vida e o legado do religioso que foi internacionalmente reconhecido como “Dom da Paz” pela sua incansável defesa dos direitos humanos, da justiça social e da democracia.

Um sonho antigo
De acordo com Vanda Araújo, presidente do Conselho do Instituto Dom Hélder Câmara (IDHEC), a construção do centro era um desejo antigo do próprio Dom Hélder. “Esse terrenozinho foi adquirido por Dom Hélder bem antes dele falecer. Esse terreno já estava comprado com essa destinação”, explicou Vanda, lembrando que o local será um importante ponto de preservação de sua memória.

Dom Hélder Câmara, que nasceu no Ceará e desenvolveu grande parte de seu trabalho pastoral em Pernambuco, foi uma figura crucial na luta contra a ditadura militar e na defesa dos mais pobres. Morreu aos 90 anos, em 1999, deixando um legado de paz e justiça. Grande parte de seu acervo, que inclui correspondências e textos espirituais, está atualmente sob a guarda de uma universidade. Isso ocorreu depois que, em 2020, o prédio do Instituto foi invadido por criminosos, que levaram equipamentos, mas não danificaram os documentos.

Preservando a história
O novo centro representará um local de resgate histórico, com uma equipe dedicada de historiadores e arquivistas trabalhando para garantir que o acervo de Dom Hélder seja protegido e possa ser acessado por futuras gerações. “A gente faz desde a mínima higienização, catalogação, indexação e também o passo de acondicionamento desse acervo, para dar uma vida útil cada vez maior a esse material”, explicou Filipe Xavier, historiador do IDHEC.

O acervo de Dom Hélder, composto por escritos que abordam temas como espiritualidade, justiça social e direitos humanos, é uma fonte inestimável de conhecimento para estudiosos e fiéis. A expectativa é que o novo centro se torne um espaço de pesquisa e reflexão sobre o trabalho de Dom Hélder e sua relevância para o Brasil e o mundo.

Apoio e financiamento
A diretoria do instituto informou que a construção do centro só foi possível graças a uma doação internacional. No entanto, a continuidade e a conclusão da obra dependerão de contribuições adicionais, especialmente da ajuda dos fiéis e apoiadores da causa. A obra busca manter vivo o legado de Dom Hélder Câmara e continuar sua missão de promover a paz e a justiça.

O futuro centro, localizado atrás da igreja onde Dom Hélder pregou e serviu aos pobres por mais de três décadas, será um símbolo de sua vida dedicada ao amor ao próximo e à luta por um mundo mais justo e igualitário.

Leia Também:

Memória: Dom Helder Câmara o Dom da paz

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

______________

 

 

Compartilhe:

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa