Na tarde da última quinta-feira, 29 de maio de 2025, São João de Meriti sediou um importante evento em prol da equidade racial no sistema público de saúde: o II Seminário de Saúde da População Negra. Realizado no auditório do Meriti Previ, no bairro Jardim Meriti, o encontro reuniu representantes da rede municipal de saúde, lideranças religiosas e culturais, movimentos sociais e a sociedade civil para discutir os desafios e estratégias voltadas à promoção da saúde da população negra.
Com o objetivo de enfrentar o racismo estrutural e institucional que compromete o acesso e a qualidade do atendimento no SUS, o seminário consolidou-se como um espaço de escuta ativa, formulação de propostas e construção coletiva de políticas públicas. A iniciativa reafirmou o compromisso do município com os princípios do Plano Nacional de Saúde Integral da População Negra.
A programação contou com palestras de especialistas renomados, que abordaram temas fundamentais para a compreensão das desigualdades raciais no campo da saúde. Gean Mascaranhas tratou da “Política Nacional de Saúde da População Negra”; Izaide Ribeiro dos Santos discutiu a “Questão raça e cor”; e a Dra. Joice Aragão de Jesus apresentou uma análise sobre a “Anemia Falciforme”, uma doença genética que atinge majoritariamente a população negra e que exige maior atenção das políticas de saúde pública.
A mesa de abertura contou com a presença de importantes figuras do município e da militância antirracista, como Riva Nepomuceno, do Fórum Permanente da Saúde da População Negra; Pai Adailton Moreira, da RENAFRO (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde); o secretário de Governo, Alírio Montebrune; o subsecretário de Atenção Primária, Antônio Moreira; o secretário de Cultura e Turismo, Sebastião Pinheiro (conhecido como Tinhão); e o secretário de Saúde, Dr. Carlos Neto. Também participou o superintendente da Igualdade Racial de São João de Meriti, Frei Tatá.
Durante o evento, as falas enfatizaram a importância de reconhecer e valorizar os saberes tradicionais, sobretudo das comunidades de terreiro, como parte fundamental do cuidado integral à saúde da população negra. Foi lembrada também a memória de figuras históricas como João Cândido, o Almirante Negro, símbolo de resistência e dignidade para a população afro-brasileira.
O seminário foi promovido com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Cultura e Turismo, do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho de Promoção da Igualdade Racial e do Fórum Permanente da Saúde da População Negra Ogan Marmo.
Além das falas técnicas, o evento também proporcionou momentos de troca de experiências e articulação entre gestores, usuários do SUS e representantes da sociedade civil organizada. As rodas de conversa e os painéis reforçaram a importância da territorialização das políticas públicas e da escuta qualificada da população negra para garantir um SUS verdadeiramente universal, integral e antirracista.
O II Seminário de Saúde da População Negra foi um marco para São João de Meriti e demonstra que a cidade segue avançando no compromisso com justiça social e igualdade racial.
ComuniSaúde ComCausa
O seminário contou com a participação da ComCausa Defesa da Vida, através do projeto ComuniSaúde, que atua na mobilização comunitária e na promoção do direito à saúde, com apoio do Plano Integrado de Saúde nas Favelas Cariocas da Fiocruz, além de outros parceiros e apoiadores da iniciativa.
ComuniSaúde e o impacto nas favelas
O ComuniSaúde visa melhorar o acesso ao atendimento básico, promover saúde mental e fortalecer as redes comunitárias nas favelas da Baixada Fluminense. O projeto será implementado nas principais favelas de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis e Mesquita, em colaboração com secretarias municipais de saúde e instituições locais. O envolvimento dos moradores será crucial para mapear as necessidades e garantir que a campanha atinja todos de forma inclusiva.
O lançamento da plataforma digital ComuniSaude.org.br também será parte importante do projeto, fornecendo informações detalhadas sobre os serviços de saúde disponíveis. A ComCausa também disponibilizará um número de telefone com aplicativos de mensagens para fornecer suporte durante a campanha, garantindo que a população tenha fácil acesso a orientações sobre os serviços de saúde.
Acesse: ComuniSaude.org.br
Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro
Desde 2021, mais de R$ 22 milhões foram investidos em projetos de saúde nas favelas cariocas, com apoio da Lei Nº 8.972/20 e do Fundo Especial da ALERJ. Instituições renomadas como a Fiocruz , IFF, UENF, UFRJ, UERJ, PUCRJ, SBPC, Alerj e Abrasco fazem parte do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, com o objetivo de garantir que os serviços de saúde alcancem as áreas mais necessitadas.

Mais notícias
ComuniSaúde destaca importância do Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________

Compartilhe: