Com investimento de R$ 123,5 milhões, o projeto é financiado pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, no âmbito do Novo PAC. O prefeito Eduardo Paes destacou a relevância da obra: “Estamos começando a resolver um dos três principais problemas de alagamento da cidade, com investimentos necessários para transformar a realidade de bairros como Realengo.”
As vias beneficiadas incluem a Rua Bernardo de Vasconcelos, Avenida Santa Cruz, além de diversas transversais e um trecho do Rio Catarino. Uma nova galeria será construída sob ruas como Barão do Triunfo e Petrópolis para ampliar a capacidade de escoamento do Rio Catarino. O Rio Piraquara também será desassoreado como parte do pacote.
Leonardo Picciani, secretário nacional de Saneamento Ambiental, ressaltou a importância da parceria entre Prefeitura e União: “Migramos a obra para o PAC, o que garante segurança orçamentária e aceleração na execução.”
O piscinão terá impacto direto na vida de cerca de 205 mil moradores, de acordo com o último Censo, trazendo mais segurança e reduzindo os prejuízos causados pelas enchentes. Para o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos, o projeto representa “segurança para as pessoas viverem nesses locais”.
Obras e interdições no trânsito
Durante as obras, a CET-Rio implementou mudanças no trânsito. A Rua do Imperador está totalmente interditada entre a Rua Bernardo de Vasconcelos e a Avenida Santa Cruz, com desvio pela Rua Lomas Valentinas. A partir de segunda-feira (21/7), a Avenida Santa Cruz terá uma faixa interditada, sem necessidade de desvio.
Agentes de trânsito e operadores da CET-Rio estarão na região para orientar os motoristas, e o Centro de Operações Rio (COR) monitorará a área em tempo real, podendo ajustar os semáforos conforme a demanda.
Soluções sustentáveis no Parque Realengo
A iniciativa se soma ao Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, inaugurado há um ano. O espaço de 76 mil m², inspirado no Gardens by the Bay de Singapura, integra lazer, esporte e soluções sustentáveis para as mudanças climáticas. O parque já conta com sistemas de captação de água da chuva, 3.700 árvores plantadas e infraestrutura para mitigar enchentes locais, fortalecendo a Defesa da vida e a resiliência urbana.
Imagem de capa ilustrativa
Leia também
Rua Ceará: Dia do Rock consolida-se como marco cultural do Rio
| Fale conosco! | Nos conheça
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________________
Colabore com nosso projeto pix.comcausa@gmail.com

______________________

Compartilhe: