O VII Fórum Estadual dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro será realizado em formato híbrido, com programação online de 23 a 26 de fevereiro de 2026, das 19h às 21h, e encontro presencial no dia 28 de fevereiro, das 10h às 17h, no município do Rio de Janeiro. O evento vai debater “Pontos de Cultura pela Justiça Climática” e eleger delegadas e delegados para representar o estado no 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que ocorre dentro da 6ª Teia Nacional, de 24 a 29 de março de 2026, em Aracruz (ES).
Segundo a convocação, o fórum é uma etapa preparatória e deliberativa: além de discutir diretrizes, os participantes vão consolidar propostas que seguem para a instância nacional.
A organização informa que o objetivo geral é discutir o tema central “Pontos de Cultura pela Justiça Climática” e três eixos estratégicos da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV):
-
Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos
-
Governança da Política Nacional de Cultura Viva
-
Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística
Na prática, a agenda mira decisões sobre prioridades e rumos da Cultura Viva, política que reconhece e fortalece iniciativas culturais de base comunitária nos territórios.
A etapa estadual funciona como uma “ponte” entre o trabalho local dos Pontos e Pontões de Cultura e as decisões nacionais. É nesse processo que redes regionais ganham voz, constroem propostas coletivas e escolhem representantes para levar as pautas do estado ao fórum nacional.
Ao colocar a justiça climática no centro, o fórum também sinaliza um debate cada vez mais presente no campo cultural: como as ações comunitárias, os modos de vida e a produção cultural dialogam com emergências ambientais e com a proteção dos territórios.
Como será a programação
De acordo com o cronograma divulgado, o fórum terá abertura, aprovação do regimento, debates regionais e a etapa presencial de deliberação final e eleição.
Programação:
• 23/02/2026 (online) – 19h às 21h: Abertura do Fórum e falas inspiradoras.
• 24/02/2026 (online) – 19h às 21h: Leitura e aprovação do Regimento Interno.
• 25/02 e 26/02/2026 (online) – 19h às 21h: Debates regionais e elaboração de propostas para o 5º FNPdC.
• 28/02/2026 (presencial – município do Rio de Janeiro) – 10h às 17h: Eleição de delegadas e delegados e deliberação final das propostas do RJ para o 5º FNPdC.
Leia também
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________________
______________________
Colabore com nosso projeto pix.comcausa@gmail.com

______________________
Compartilhe:

