BrasíliaDestaque

Câmara dos Deputados ilumina-se em lilás para conscientização e combate à misoginia

A Câmara dos Deputados está iluminada na cor lilás nesta terça-feira (13) em referência ao Agosto Lilás, um mês dedicado à conscientização sobre a necessidade de acabar com a violência contra as mulheres. As iniciativas da campanha são promovidas pela Secretaria da Mulher, em colaboração com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, visando sensibilizar a sociedade para a importância de enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres.

Este ano, as atividades do Agosto Lilás também marcam os 18 anos da Lei Maria da Penha, que foi sancionada em agosto e criada para combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Apesar de a Lei Maria da Penha ter sido reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a terceira melhor lei no mundo para combater a violência contra as mulheres, o Brasil ainda ocupa uma posição de destaque nos índices de violência nesse contexto.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 revela um aumento nos casos de todos os tipos de violência contra mulheres no Brasil em 2023, incluindo ameaça, perseguição (stalking), agressões físicas em situações de violência doméstica, violência psicológica, estupro, feminicídio e tentativa de feminicídio.

ComCausa promoveu campanhas de conscientização e enfrentamento da misoginia:

Sete Dias Contra a Misoginia

A campanha “Sete Dias Contra a Misoginia” abordou o tema da misoginia, orientada pelo Pacto Brasil Sem Misoginia do Ministério das Mulheres e pelo “Agosto Lilás” (Lei 14.448/22) que se refere a expressões e comportamentos que demonstram desprezo, repulsa, desrespeito ou ódio às mulheres.  Cada dia da campanha foi dedicado a conteúdos educativos, visando aumentar a compreensão e sensibilização do público sobre esses comportamentos prejudiciais.

Dirija Como uma Mulher

A campanha “Dirija Como uma Mulher”, parte do “Rock ComCausa & Cidadania”, é inspirada em uma iniciativa francesa que promove um trânsito mais seguro e consciente. Lançada durante as celebrações do 30º aniversário do Maxambomba Moto Clube, na Baixada Fluminense, a campanha visa incentivar uma direção mais cautelosa e segura, desafiando o estereótipo de que homens são melhores motoristas.

DebatePapo de encerramento no Gato Negro Pub

O ponto alto dessas campanhas foi o DebatePapo de encerramento no dia 8 de agosto, o Gato Negro Pub e a ComCausa, se uniram para uma celebração especial, marcada pelo 18º aniversário da Lei Maria da Penha. O DebatePapo ‘Rock como Direito da Mulher e Instrumento de Enfrentamento à Misoginia”, não apenas destacou a importância da legislação, mas também ofereceu uma rica programação com debate e cultura.

ComCausa no Agosto Lilás da Câmara dos Deputados

Além do tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás, outras atividades estão previstas. Na terça-feira, dia 13 de agosto, a ComCausa esteve presente no “Debate sobre a Guia Acessível com Comissão da Mulher” na Câmara dos Deputados, como parte da agenda do Agosto Lilás.

Saiba mais:

Dia especial no Gato Negro com Rock como Direito da Mulher e Instrumento de Enfrentamento à Misoginia

ComCausa promoverá “Sete Dias Contra a Misoginia” e “Dirija Como uma Mulher”

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa