Campanhas

Campanha Agosto Lilás

A campanha “Agosto Lilás” é uma iniciativa nacional voltada para a conscientização e combate à violência contra a mulher, realizada anualmente durante o mês de agosto. O principal objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência doméstica e familiar, além de promover a divulgação da Lei Maria da Penha.

Ao longo de todo o mês, são promovidas ações educativas, palestras, seminários e eventos que buscam informar a população sobre os direitos das mulheres e os mecanismos legais disponíveis para protegê-las. A cor lilás, que dá nome à campanha, é símbolo da luta contra a violência de género e serve como um lembrete visual do compromisso de toda a sociedade com essa causa.

Além de ações de sensibilização, o “Agosto Lilás” também foca no fortalecimento das redes de apoio e nos serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência, incentivando-as a denunciar casos de agressão e a buscar ajuda.

A campanha, que ocorre em diversas cidades brasileiras, é uma oportunidade para reforçar o papel do poder público, das organizações não governamentais e da sociedade civil na proteção e defesa dos direitos das mulheres.

Dezoito Anos da Lei Maria da Penha

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora da Secretaria da Mulher e da bancada feminina na Câmara, destacou que o Agosto Lilás tem como meta sensibilizar diferentes setores da sociedade para a causa e buscar “parceiros de luta”, especialmente num período em que muitas mulheres concorrem nas eleições municipais, mas enfrentam violência política.

“Isso oferece à população a chance de se engajar neste Agosto Lilás, proporcionando mais segurança e estímulo, especialmente no período eleitoral, quando muitas mulheres se candidatam, mas temem as possíveis consequências”, afirmou Benedita.

Dirija Como uma Mulher

A campanha “Dirija Como uma Mulher”, parte do “Rock ComCausa & Cidadania”, é inspirada em uma iniciativa francesa que promove um trânsito mais seguro e consciente. Lançada durante as celebrações do 30º aniversário do Maxambomba Moto Clube, na Baixada Fluminense, a campanha visa incentivar uma direção mais cautelosa e segura, desafiando o estereótipo de que homens são melhores motoristas.

ComCausa promoverá “Sete Dias Contra a Misoginia” e “Dirija Como uma Mulher”

DebatePapo de encerramento no Gato Negro Pub

O ponto alto dessas campanhas foi o DebatePapo de encerramento no dia 8 de agosto, o Gato Negro Pub e a ComCausa, se uniram para uma celebração especial, marcada pelo 18º aniversário da Lei Maria da Penha. O DebatePapo ‘Rock como Direito da Mulher e Instrumento de Enfrentamento à Misoginia”, não apenas destacou a importância da legislação, mas também ofereceu uma rica programação com debate e cultura.

Dia especial no Gato Negro com Rock como Direito da Mulher e Instrumento de Enfrentamento à Misoginia

ComCausa no Agosto Lilás da Câmara dos Deputados

Além do tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás, outras atividades estão previstas. Na terça-feira, dia 13 de agosto, a ComCausa esteve presente no “Debate sobre a Guia Acessível com Comissão da Mulher” na Câmara dos Deputados, como parte da agenda do Agosto Lilás.

Veja também:

Câmara dos Deputados ilumina-se em lilás para conscientização e combate à misoginia

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa