BrasilDestaqueRock ComCausa

Cólera marcou presença no Avesso Podcast

Na última edição do Avesso Podcast, um programa produzido pela Associação Interferência e apresentado por Ferrez, a icônica banda de punk rock Cólera marcou presença.

O Avesso Podcast, um programa produzido pela Associação Interferência, contou com a participação da icônica banda de punk rock Cólera. Representada por Val e Pierri, a banda compartilhou histórias e reflexões sobre sua trajetória.

Formada em 1979, o Cólera é uma das pioneiras do movimento punk no Brasil. A participação no Avesso Podcast ressaltou a importância do Cólera para a cena punk brasileira e internacional. Val e Pierri discutiram planos futuros e a continuidade do legado da banda, sempre fiéis às suas raízes e causas.

Para conferir a entrevista completa, acesse o canal da Associação Interferência no YouTube: Avesso Podcast com Cólera.

A participação no Avesso Podcast destacou a importância do Cólera para a cena punk brasileira e internacional. Val e Pierri compartilharam planos futuros e a continuidade do legado da banda, sempre fiel às suas raízes e causas.

Um pouco da história
A história do Cólera começou quando Hélio conheceu Redson Pozzi, um músico que tocava na Estação São Bento do Metrô, ponto de encontro de roqueiros em São Paulo. Redson, seu irmão Pierre, e Hélio, unidos pelo desejo de criar música, formaram a banda inicialmente nomeada Alcatraz, que posteriormente foi renomeada para Cólera.

Com influências de bandas como U.K. Subs e Stiff Little Fingers, o Cólera evoluiu rapidamente dentro da cena punk. Em 1980, Val assumiu o baixo, enquanto Redson se tornou o vocalista e guitarrista. A banda se destacou por suas letras pacifistas, antimilitaristas e ecologistas. Em 1982, Cólera participou da compilação “Grito Suburbano” e do festival “O Começo do Fim do Mundo”, ganhando destaque nacional. A criação do selo Estúdios Vermelhos por Redson e o lançamento da compilação “SUB” em 1983 foram outros marcos na história da banda.

O álbum “Tente Mudar o Amanhã” (1985) consolidou a banda no cenário punk, seguido pelo sucesso de vendas “Pela Paz em Todo Mundo” (1986), com  mais de 100 mil cópias vendidas de forma independente. A banda também fez a primeira turnê europeia de um grupo punk brasileiro em 1987, tocando em diversos países.

Em 2011, o punk rock brasileiro sofreu um duro golpe com a morte de Redson, devido a uma hemorragia interna. Mesmo após essa perda, o Cólera continuou sua trajetória com Wendel Barros assumindo os vocais. A banda manteve-se ativa, lançando novos álbuns e realizando turnês, incluindo a comemoração dos 40 anos de existência em 2019.

ComCausa propõe tombamento da Rua Ceará como Patrimônio Cultural do Rio

Foto capa: Divulgação Cólera.

| Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

 

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa