BrasíliaDestaque

ComCausa participa de ato solene do Agosto Lilás na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados celebrou o início da campanha Agosto Lilás com o lançamento de um concurso audiovisual e de um guia destinado a mulheres candidatas na luta contra a violência. As ações promovidas pelos deputados neste mês têm como objetivo unir forças na luta contra a violência de gênero.

Nesta terça-feira (13), ocorreu um ato solene na Câmara dos Deputados para marcar o começo do Agosto Lilás, um período dedicado à conscientização sobre a violência contra as mulheres.

A ComCausa esteve presente no “Debate sobre a Guia Acessível com Comissão da Mulher” na Câmara dos Deputados, como parte da agenda do Agosto Lilás e também reforçando seu compromisso na luta de enfrentamento da violência contra as mulheres.

Como parte da campanha, foi lançado o edital do concurso “Pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que premiará cinco obras audiovisuais que abordem os diferentes tipos de violência sofrida pelas mulheres, como violência doméstica, política, sexual, patrimonial, moral, obstétrica e psicológica. Cada obra selecionada receberá um prêmio de R$ 10 mil pelo licenciamento para exibição por dois anos. Esta é a nona edição do concurso.

O mês de agosto foi escolhido para a campanha anual por coincidir com o aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que visa combater e prevenir diversas formas de violência contra as mulheres. Em 2024, a lei completa 18 anos.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora da Secretaria da Mulher e da bancada feminina na Câmara, destacou que o Agosto Lilás tem como meta sensibilizar diferentes setores da sociedade para a causa e buscar “parceiros de luta”, especialmente num período em que muitas mulheres concorrem nas eleições municipais, mas enfrentam violência política.

“Isso oferece à população a chance de se engajar neste Agosto Lilás, proporcionando mais segurança e estímulo, especialmente no período eleitoral, quando muitas mulheres se candidatam, mas temem as possíveis consequências”, afirmou Benedita.

O Concurso

Jilmar Tatto, Secretário de Comunicação Social da Câmara, explicou que o concurso “Pelo Fim da Violência contra a Mulher” está aberto a obras audiovisuais com duração de 10 a 30 minutos, produzidas a partir de 2019. Será selecionada uma obra de cada região do país.

Além de serem exibidos pela TV Câmara e outras plataformas de comunicação oficiais da Casa e seus parceiros, os filmes poderão ser utilizados em atividades institucionais e educativas promovidas pela Secretaria da Mulher por um período de 24 meses. As inscrições podem ser realizadas online até o dia 4 de outubro de 2024.

Guia

Ainda como parte das ações do Agosto Lilás, foi lançada a segunda edição do Guia Acessível para a Candidatura das Mulheres, que orienta as candidatas sobre como acessar recursos de campanha e o que fazer em caso de violência política.

O guia, que contém normas atualizadas aprovadas pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal Superior Eleitoral, foi desenvolvido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e organizações como a Escola de Gente e Elas no Poder, entre outras.

O guia também está disponível em formato acessível para pessoas com deficiência. Como parte do mês de conscientização, o edifício do Congresso Nacional foi iluminado na cor lilás.

ComCausa promoveu campanhas de conscientização e enfrentamento da misoginia:

Sete Dias Contra a Misoginia

A campanha “Sete Dias Contra a Misoginia” abordou o tema da misoginia, orientada pelo Pacto Brasil Sem Misoginia do Ministério das Mulheres e pelo “Agosto Lilás” (Lei 14.448/22) que se refere a expressões e comportamentos que demonstram desprezo, repulsa, desrespeito ou ódio às mulheres.  Cada dia da campanha foi dedicado a conteúdos educativos, visando aumentar a compreensão e sensibilização do público sobre esses comportamentos prejudiciais.

Dirija Como uma Mulher

A campanha “Dirija Como uma Mulher”, parte do “Rock ComCausa & Cidadania”, é inspirada em uma iniciativa francesa que promove um trânsito mais seguro e consciente. Lançada durante as celebrações do 30º aniversário do Maxambomba Moto Clube, na Baixada Fluminense, a campanha visa incentivar uma direção mais cautelosa e segura, desafiando o estereótipo de que homens são melhores motoristas.

DebatePapo de encerramento no Gato Negro Pub

O ponto alto dessas campanhas foi o DebatePapo de encerramento no dia 8 de agosto, o Gato Negro Pub e a ComCausa, se uniram para uma celebração especial, marcada pelo 18º aniversário da Lei Maria da Penha. O DebatePapo ‘Rock como Direito da Mulher e Instrumento de Enfrentamento à Misoginia”, não apenas destacou a importância da legislação, mas também ofereceu uma rica programação com debate e cultura.

ComCausa no Agosto Lilás da Câmara dos Deputados

Além do tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás, outras atividades estão previstas. Na terça-feira, dia 13 de agosto, a ComCausa esteve presente no “Debate sobre a Guia Acessível com Comissão da Mulher” na Câmara dos Deputados, como parte da agenda do Agosto Lilás.

Veja também:

Câmara dos Deputados ilumina-se em lilás para conscientização e combate à misoginia

Dia especial no Gato Negro com Rock como Direito da Mulher e Instrumento de Enfrentamento à Misoginia

ComCausa promoverá “Sete Dias Contra a Misoginia” e “Dirija Como uma Mulher”

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.