Baixada FluminenseDestaque

ComCausa participou de celebração dos 65 anos do Frei Tatá

No último dia 14 de julho, Frei Athaylton Jorge Monteiro Belo, conhecido como Frei Tatá, membro da Pastoral Afro e Superintendente de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de São João de Meriti, celebrou seu 65º aniversário.

Para marcar a data, no último domingo, dia 21 de julho, foi realizada em São João de Meriti uma missa afro conduzida pelo próprio Frei Tatá, seguida de um almoço com a presença de integrantes dos movimentos sociais da Baixada Fluminense. No evento, Adriano Dias representou a ComCausa e destacou a importância da militância de Frei Tatá e de outros ativistas na luta contra o racismo institucional e estrutural na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro e no Brasil. Adriano ressaltou que a dedicação de Frei Tatá, junto com tantos outros, vai além do enfrentamento ao racismo.

Adriano também destacou a importância de seu empenho em construir uma sociedade mais empática e solidária, que reconheça a importância das pessoas que foram forçadas a deixar suas terras, trazidos ao Brasil para serem explorados como mão de obra escravizada e muitas vezes mortos, “pessoas foram fundamentais para a construção da nação e já passou da hora de serem colocadas em destaque pela sua importância na história do Brasil”, disse. Adriano também anunciou que, ao longo desta semana, diversas atividades com a mesma temática serão realizadas. “Vamos buscar alinhar junto à Pastoral Afro a construção da Semana Nossa Gente Negra, campanha que a ComCausa promove e que ocorre em novembro, na semana antes da FLIDAM – Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti.”

ComCausa terá uma semana de ações e participações para debater o racismo em diversos contextos

No decorrer desta semana, a ComCausa promoverá ou participará de uma série de atividades que têm como temática o enfrentamento ao racismo e o reconhecimento da importância da população negra para a construção do Brasil enquanto nação.

Lançamento de nova exposição sobre João Cândido na Universidade Estácio de Sá
No dia 23 de julho, às 16 horas, a comunidade acadêmica e o público em geral são convidados a participar da reabertura da exposição itinerante dedicada ao legado do Marinheiro João Cândido. O evento ocorrerá na biblioteca da Universidade Estácio de Sá de Vilar dos Teles, localizada na Av. Automóvel Clube 2.384, em São João de Meriti > Saiba mais aqui!

Celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela, um evento especial será realizado no dia 25 de julho, às 15 horas, na Universidade Estácio de Sá de Vilar dos Teles, em São João de Meriti. O encontro destacará a trajetória de luta contra o racismo e a violência de gênero e raça, homenageando mulheres negras inspiradoras como Glória Regina e Zeelândia Cândido > Saiba mais aqui!

Lançamento do álbum “PERPÉTUO” do Black Pantera no Rio
Na sexta-feira, 26 de julho, a partir das 20h, ocorrerá o show de lançamento do álbum “PERPÉTUO” da banda Black Pantera, com as bandas convidadas PavioSimetria Zero e Facing Fear. A produção é da da Tomarock Produções e será realizada na Heavy Beer, localizada na Rua Ceará, 104, Praça da Bandeira. No encontro, a ComCausa distribuirá material sobre “O que fazer após sofrer racismo ou intolerância religiosa” e lançará uma página de internet > Saiba mais aqui!

Momento devocional e encontro sobre racismo e tolerância religiosa
No dia 27 de julho, na Capela São Mateus, a Pastoral Afro realizará um momento devocional às 14h30, seguido por um encontro promovido pela ComCausa às 15h30. Serão abordados temas como a importância do tombamento do Cais do Valongo e o legado de José Maria Pires, o “Dom Zumbi”. A preparação para a Missa Inculturada Afro Católica começará às 17h50, com encerramento das atividades do dia às 19h30, quando haverá uma homenagem da Câmara de Vereadores de Nilópolis à Pastoral Afro > Saiba mais aqui!

Marcha Estadual das Mulheres Negras
No domingo, 28 de julho, às 10h, a ComCausa estará presente na Marcha Estadual das Mulheres Negras, realizada pelo Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe). A concentração será no Posto 3 da Orla de Copacabana. Este evento prepara o caminho para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que ocorrerá em novembro de 2025 em Brasília, onde se espera reunir um milhão de mulheres negras > Saiba mais aqui!

Alinhamento da Campanha “Jovem Fica Vivo” com Políticas Nacionais

A campanha “Jovem Fica Vivo” visa promover uma cultura de paz, destacando as virtudes da juventude e refletindo sobre as causas da violência. Com uma década de atividades, a campanha da ComCausa buscará alinhar-se com políticas nacionais voltadas para a promoção e defesa da juventude, com um foco especial nos jovens negros.

Em agosto, a ComCausa estará em Brasília para estabelecer um diálogo com o parlamento e os ministérios da Igualdade RacialDireitos Humanos e Cidadaniada Culturada Mulher e Secretaria Nacional de Juventude. O objetivo é integrar suas ações às diretrizes governamentais, como o Brasil Sem Misoginia e o Plano Juventude Negra Viva (PJNV), que visa a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal alicerçada no racismo estrutural.

O que fazer após sofrer racismo ou intolerância religiosa

Lançamento do Álbum “PERPÉTUO” do Black Pantera no Rio

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa