Rio de Janeiro

ComCausa participa do ato em memória de Luiz Felipe Silva dos Santos

No último sábado (31), ocorreu um ato promovido pelo Movimento da População em Situação de Rua do Rio de Janeiro (MPR/RJ) na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. O evento, de caráter inter-religioso, teve como objetivo lembrar Luiz Felipe Silva dos Santos, um homem em situação de rua brutalmente assassinado no dia 23 de agosto. A ComCausa participou, ao lado de diversas organizações, lideranças políticas e sociais, para prestar solidariedade e exigir justiça.

O crime aconteceu quando Luiz Felipe, que vivia nas ruas da região, pediu comida em um restaurante local. Segundo relatos, o segurança do estabelecimento o empurrou e, em seguida, o agrediu violentamente com um taco de baseball, resultando em sua morte. A Delegacia de Homicídios da Capital (DDH) está investigando o caso, e as imagens de segurança mostram uma troca inicial de agressões entre a vítima e o segurança antes do trágico desfecho.

O deputado federal Reimont (PT-RJ), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa em Situação de Rua, também esteve presente no ato. Em tom de protesto, ele afirmou:

“Naquele bar azul, um homem em situação de rua, chamado Luís Filipe, foi brutalmente assassinado a pauladas. Nós estamos aqui hoje para dizer que, embora o agressor já esteja preso, ele deve pagar pelo crime que cometeu. Sabemos que, em muitos casos, existem mandantes e outras pessoas responsáveis por esses crimes, e acreditamos que o único culpado não é apenas o segurança daquele local, mas que há mais envolvidos. Estamos aqui hoje para entender melhor o que estamos fazendo, para honrar a memória de Luís Filipe e para acreditar que, na próxima, a justiça será feita.”

O ato em memória de Luiz Felipe Silva dos Santos foi um grito por justiça e dignidade para todos aqueles que vivem em condições de vulnerabilidade extrema. A participação da ComCausa junto das demais organizações, nesse evento, reflete seu compromisso contínuo com a luta pelos direitos humanos e pela construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Que a memória de Luiz Felipe inspire mudanças concretas e urgentes em prol daqueles que são muitas vezes esquecidos e marginalizados.

Leitura da Nota de Repúdio da Pastoral do Povo de Rua

Leia Também:

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua reafirma compromisso com a justiça social

 

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa