BrasilDestaqueNotícias

ComCausa promoverá “Sete Dias Contra a Misoginia” e “Dirija Como uma Mulher”

Em 2024, a Lei Maria da Penha completa 18 anos e, durante o mês de agosto, a Organização da Sociedade Civil (OSC) ComCausa lançará duas importantes campanhas: “Sete Dias Contra a Misoginia” e “Dirija Como uma Mulher”. Essas iniciativas, parte do projeto Comunicando ComCausa, têm como objetivo conscientizar a população sobre as diversas formas de violência e discriminação enfrentadas pelas mulheres diariamente, além de incentivar comportamentos mais respeitosos e inclusivos.

Na semana que antecede o aniversário da Lei Maria da Penha, as campanhas serão promovidas nos canais de redes sociais da instituição. A campanha “Sete Dias Contra a Misoginia” será veiculada no canal principal da ComCausa no Instagram, enquanto “Dirija Como uma Mulher” será divulgada nos canais do Rock ComCausa.

Sete Dias Contra a Misoginia

A campanha “Sete Dias Contra a Misoginia” abordará o tema da misoginia, orinteda pelo Pacto Brasil Sem Misoginia do Ministério da Mulher e pelo “Agosto Lilás” (Lei 14.448/22) que se refere a expressões e comportamentos que demonstram desprezo, repulsa, desrespeito ou ódio às mulheres. Os tópicos a serem discutidos incluem: desqualificação de mulheres, impedimento da expressão de opiniões femininas, intimidação de mulheres, prática de gaslighting, violências verbal, física, psicológica, moral, patrimonial, sexual e feminicídio.

Cada dia da campanha será dedicado a conteúdos educativos, visando aumentar a compreensão e sensibilização do público sobre esses comportamentos prejudiciais.

Dirija Como uma Mulher

A campanha “Dirija Como uma Mulher”, parte do “Rock ComCausa & Cidadania”, é inspirada em uma iniciativa francesa que promove um trânsito mais seguro e consciente. Lançada durante as celebrações do 30º aniversário do Maxambomba Moto Clube, na Baixada Fluminense, a campanha visa incentivar uma direção mais cautelosa e segura, desafiando o estereótipo de que homens são melhores motoristas.

Inspirada na campanha “Conduisez comme une femme”, promovida pela associação francesa “Victimes et Citoyens”, a ComCausa utiliza o slogan “Dirija como uma mulher” e a mensagem “Dirigir como uma mulher significa apenas uma coisa: manter-se vivo.”

Além das redes sociais, o Portal C3 da ComCausa publicará diversas matérias abordando temas como a diferenciação entre misoginia, sexismo, machismo e patriarcado, além de informações sobre legislação e como realizar denúncias.

ComCausa no Agosto Lilás da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados desenvolve atividades em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, por conta do aniversário da Lei Maria da Penha. As ações são realizadas pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres.

Além do tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás, outras atividades estão previstas. Na terça-feira, dia 13 de agosto, a ComCausa estará presente no “Debate sobre a Guia Acessível com Comissão da Mulher” na Câmara dos Deputados, como parte da agenda do Agosto Lilás.

As campanhas estão alinhadas ao Disque 180 de proteção à mulher, do Ministério dos Direitos da Mulher, oferecendo um canal importante para denúncias e apoio.

Idealizador das iniciativas, Adriano Dias da ComCausa, declarou que “as campanhas representam um importante passo na luta contra a violência e a discriminação de gênero, promovendo um ambiente mais seguro e igualitário para todas as mulheres. A participação ativa da comunidade e o engajamento nas atividades propostas são essenciais para o sucesso desta iniciativa”.

Para mais informações, siga o Instagram da ComCausa e do Rock ComCausa.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.