Campanhas

Dia de São Valentim

O Dia de São Valentim é celebrado anualmente em todo o mundo, nesse dia também comemoramos esse dia como Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, data que celebrada pelos casais.

Essa data foi escolhida devido o Bispo Valentim, que foi morto por realizar casamentos às escondidas.

No Brasil, essa data não é tão comemorada, pois é uma tradição dos países anglo-saxões. Os dias dos Namorados é comemorado dia 12 de junho no Brasil, sendo véspera de Santo Antônio, conhecido como ‘santo casamenteiro’.

História de São Valentim

A História conta que existem dois mártires com o nome de Valentim. Um deles, nasceu em 175, perto de Roma, onde foi consagrado bispo. Naquela época, Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.

Valentim continuou realizando casamentos mesmo com as proibições, devido a isso,  foi descoberto e condenado à morte, entretanto, enquanto estava preso, muitas pessoas ofereciam-lhe presentes dizendo que ainda acreditavam no amor.

Origem do Dia de São Valentim

Foi no século V que a igreja decretou o Dia de São Valentim como Dia dos Namorados, com a finalidade de incentivar os casais a seguirem com o matrimônio e formar uma família.

A igreja desejava substituir o festival romano Lupercalia (que consistia na veneração da deusa da fertilidade), e  pelo Dia de São Valentim. Com isso, aos poucos, os povos da Europa começaram a substituir a celebração profana pelo dia do santo.

Entretanto, no final do século XVIII a Igreja Católica retirou o Dia de São Valentim do calendário religioso devido a falta de provas históricas concretas da existência do Santo Valentim. Apesar do ocorrido, a data permaneceu sendo popular.

Fonte: Calendarr

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo