Rio de Janeiro

Doadores de sangue poderão ter acesso prioritário em campanhas de vacinação

Um projeto de lei que beneficia os doadores regulares de sangue com o acesso prioritário às vacinas e imunizações gratuitas oferecidas pelo poder público foi aprovada em segunda votação pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (16).

A medida visa reconhecer e incentivar a doação de sangue como uma prática essencial para a saúde pública, além de proteger os doadores contra doenças que possam comprometer sua capacidade de doar no futuro.

Ser um doador de sangue é um gesto de solidariedade e generosidade que pode salvar muitas vidas. Além de ajudar outras pessoas, doar sangue também traz benefícios para a saúde do doador. Veja alguns deles:

– Estimula a produção de novas células sanguíneas, o que melhora a circulação e previne doenças cardiovasculares.
– Reduz o risco de ter diabetes, pois melhora a sensibilidade à insulina.
– Rejuvenesce o organismo, pois elimina o excesso de ferro e outras substâncias que podem causar danos celulares.
– Permite fazer um check-up gratuito, pois o sangue doado é testado para diversas doenças, como hepatite, sífilis e HIV.
– Garante benefícios legais, como um dia de folga por ano, meia-entrada em eventos culturais e isenção de taxas de concursos públicos, dependendo da legislação de cada estado ou município .

Portanto, doar sangue é uma forma de cuidar da sua saúde e da saúde dos outros. Procure um hemocentro mais próximo e faça sua doação. Lembre-se de seguir as orientações para ser um doador apto e seguro.

O Projeto de Lei 4.432/18 é de autoria da deputada Zeidan (PT) e agora depende da sanção ou veto do governador do Rio, que tem um prazo de 15 dias úteis para decidir.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.