Rio de Janeiro

Encontro histórico: Sr. Candinho anuncia doação de acervo à Casa de Memória Marinheiro João Cândido

Nesta sexta-feira, dia 12 de julho, um dia histórico foi marcado pelo encontro com o Sr. Candinho, que, diante das câmaras da TV ALERJ, anunciou a doação de seu acervo para a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) que será responsável pela Casa de Memória Marinheiro João Cândido a ser construida em Meriti, na Baixada Fluminense. Este gesto significativo inicia um processo burocrático e trabalhoso, mas essencial para a preservação da memória de João Cândido.

Anteriormente, no 9 de julho de 2024, aconteceu uma reunião na FUNARJ para discutir as atualizações e os encaminhamentos do projeto da Casa de Memória Marinheiro João Cândido. O encontro foi liderado pelo presidente Jackson Emerick, e contou com a participação de diversos representantes e parceiros do projeto.

Entre os principais tópicos discutidos na reunião estavam o acervo para a Casa de Memória e a colaboração com a Escola de Samba Paraíso do Tuiuti. Estiveram presentes o Sr. Candinho e o Sr. Alípio, da União dos Militares Negros Ativos (UMNA).

Além disso, foi apresentado o projeto definitivo da arquitetura da Casa de Memória, com destaque para a fachada. Dr. Jackson Emerick ressaltou que o projeto executivo está em andamento e está sendo desenvolvido em parceria com a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP).

Casa de Memória Marinheiro João Cândido

A Casa de Memória Marinheiro João Cândido é um projeto que visa homenagear e preservar a memória de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e sua importância histórica para o Brasil. A FUNARJ e todos os envolvidos estão comprometidos em tornar este projeto uma realidade, contribuindo para a valorização da história e cultura afro-brasileira.

Rádio Senado dá voz a filho do Marinheiro João Cândido

Reunião na FUNARJ para Atualização do Projeto da Casa de Memória Marinheiro João Cândido

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa