Rio de Janeiro

Faferj recebe Medalha Tiradentes em reconhecimento à sua luta pelos direitos das favelas

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu no dia 13 de junho, a Medalha Tiradentes, a maior honraria da Casa, à Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro (Faferj). A cerimônia foi realizada no plenário da sede do Parlamento fluminense.

Fundada em 1963, a Faferj é a organização de favelas mais antiga do Brasil, congregando 860 associações de moradores em todo o estado do Rio de Janeiro. Em seus 61 anos de existência, a entidade tem se dedicado à defesa da cidadania e dos direitos dos moradores de favelas.

Além da Medalha Tiradentes, Derê Gomes, diretor de relações institucionais da Faferj, foi homenageado com uma Moção de Aplausos e Louvor por seus mais de 10 anos de ativismo na construção antirracista e na defesa dos direitos dos moradores de favelas.

“Rossino é uma referência para todos nós, uma grande liderança comunitária que abriu as portas da Federação para a juventude. Graças a ele, pudemos levar essa bandeira adiante, conquistando vitórias e construindo projetos juntos”, comentou Derê.

A cerimônia também contou com a entrega de 44 Moções de Aplausos e Louvor a líderes e ativistas comunitários, em reconhecimento aos serviços prestados nas áreas de favelas. O evento foi enriquecido com uma apresentação animada de Capoeira e Maculelê pelo Grupo Saravá Capoeira, destacando a importância dessas manifestações culturais como patrimônio cultural imaterial do Estado.

Imagem de capa ilustrativa.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.