Rio de Janeiro

Feira Medieval Carioca: Sucesso e planos para o futuro

No último final de semana, dias 13 e 14 de julho, a Arena Socioambiental no Parque do Flamengo recebeu a XV Feira Medieval Carioca, que se destacou mais uma vez como um grande sucesso, apesar da chuva de sábado e do calor e lama de domingo. Este evento, já consagrado no calendário cultural do Rio de Janeiro, atraiu uma multidão de entusiastas da era medieval com performances, música e cultura fantástica. Gratuito e aberto ao público, o evento ofereceu atividades educativas e culturais, barracas de comidas típicas, venda de artesanato e produtos medievais, apresentações de batalhas encenadas e concursos de cosplay medieval.

Esta edição trouxe uma novidade especial para promover os direitos de crianças e adolescentes. Em parceria com a ONG ComCausa, a feira integrou o Circuito ECA, comemorando os 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069 em 13 de julho de 1990. Este marco legal garantiu a proteção integral dos jovens brasileiros, assegurando direitos como educação, saúde, lazer, cultura e proteção contra todas as formas de violência e exploração. Para isso, foram colocados cartazes e distribuídos materiais da Associação Henry Borel, que atua na prevenção da violência infantil.

Além do Circuito ECA, a produção da Feira Medieval Carioca passará a integrar o Grupo de Trabalho da Ouvidoria da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Este grupo concentra esforços em ações para atender às demandas de direitos das pessoas com deficiência e neurodivergentes, refletindo o compromisso do evento com a inclusão e acessibilidade em todas as suas atividades.

Passos mais largos
A produção da feira se prepara agora para dar passos mais largos, buscando ampliar e diversificar as atividades culturais e intensificar a responsabilidade social do evento através de parcerias com o poder público e reconhecimento junto às autoridades culturais.

Diego Claudino, idealizador e produtor da Feira, enfatizou: “Nossa intenção é criar uma ponte entre o encanto histórico da feira e a importância de sermos agentes de mudança na nossa comunidade. Queremos mostrar que eventos culturais não apenas enriquecem nossa experiência, mas também podem ser plataformas poderosas para promover a cidadania ativa e a inclusão social.”

Adriano Dias, da ONG ComCausa, também destacou a importância dessa parceria: “Participar da Feira Medieval Carioca com o Circuito ECA, por mais simples que foi com a colocação dos adesivos e cartazes, foi uma oportunidade única para sensibilizar o público sobre os direitos das crianças e adolescentes. Eventos culturais como esse são essenciais para levar informação e conscientização para a sociedade de forma lúdica e envolvente” – e completou – “Nas próximas oportunidades estamos planejando a exposição de banners e projeção de imagens sobres os assuntos abordados”, disse.

Futuro promissor
A próxima Feira Medieval está programada para setembro em Maricá, e até o final do ano várias novidades serão divulgadas.

Estatuto da Criança e do Adolescente: A importância deste marco legal brasileiro

ComCausa propõe tombamento da Rua Ceará como Patrimônio Cultural do Rio

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.