BrasilDestaqueNotícias

Governo Federal lança plataforma digital para participação da sociedade no G20

Em uma iniciativa pioneira, o governo federal brasileiro lançou uma plataforma digital dedicada à participação popular no G20, chamada G20 Social Participativo. A novidade foi apresentada durante o Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20, realizado no Rio de Janeiro na última terça-feira (20). O G20 Social, criado sob a presidência brasileira de Luiz Inácio Lula da Silva, agora conta com uma página exclusiva dentro do portal Brasil Participativo, reforçando o compromisso do Brasil em integrar a sociedade civil nas discussões globais.

O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República e coordenador do G20 Social, destacou a importância histórica dessa ferramenta, que busca reunir as vozes diversas da população brasileira e mundial. “Estamos construindo, nesse momento, esse processo com a participação do povo por meio da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais”, afirmou Macêdo, que também ressaltou a colaboração entre a Secretaria-Geral e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) no desenvolvimento da plataforma.

O G20 Social Participativo foi projetado para abordar os três temas prioritários da presidência brasileira no G20: combate à fome, pobreza e desigualdades; sustentabilidade, mudanças climáticas e transição justa; e reforma da governança global. Através da plataforma, os cidadãos podem participar de enquetes sobre esses temas, expressando concordância ou discordância, e submetendo propostas diretamente. As contribuições da sociedade serão utilizadas para enriquecer os debates nos encontros preparatórios, com o objetivo de elaborar documentos que serão apresentados aos líderes mundiais na Cúpula do G20.

A plataforma G20 Social Participativo oferece também recursos de acessibilidade, como conteúdo em Libras, opções de alto contraste, ajustes de tamanho, espessura e espaçamento das fontes, garantindo que todos possam participar de forma inclusiva. Além disso, o portal é trilíngue, facilitando a interação de estrangeiros, com suporte em inglês e espanhol.

A participação na plataforma requer login via conta Gov.br, e a página estará aberta para receber contribuições até o dia 9 de setembro. Com essa ferramenta, o governo brasileiro busca não só promover a inclusão digital, mas também garantir que as vozes da sociedade civil tenham um papel ativo na construção das pautas globais do G20.

ComCausa participou do encontro preparatório para a Cúpula Social do G20 no Rio

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa