Rio de Janeiro

Lei institui o dia 8 de fevereiro em Homenagem aos Garotos do Ninho

O dia 8 de fevereiro está marcado no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro como o Dia em Homenagem aos Garotos do Ninho, a data relembra uma tragédia que comoveu o país.

Em 2019, no dia 8 de fevereiro, dez jovens atletas do Flamengo foram vítimas de um incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento do clube localizado em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O incêndio devastador ceifou a vida de promissores jovens entre 14 e 17 anos, que tinham sonhos de um futuro brilhante no futebol.

“Jovens com idade entre 14 e 17 anos, com um futuro brilhante pela frente, cheios de alegria e sonhos tiveram seu futuro interrompido. Os 10 jovens que faleceram neste dia trágico estarão para sempre na lembrança da torcida do Flamengo e da população.” – Comentou Andrezinho Ceciliano, um dos autores da Lei.

Os dez jovens homenageados pela lei são: Athila Paixão, 14 anos; Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos; Bernardo Pisetta, 14 anos; Christian Esmério, 15 anos; Gedson Santos, 14 anos; Jorge Eduardo Santos, 15 anos; Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos; Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos; Samuel Thomas Rosa, 15 anos; e Vitor Isaías, 15 anos.

A tragédia no Ninho do Urubu expôs diversas falhas na segurança e infraestrutura do centro de treinamento, gerando um intenso debate sobre a responsabilidade dos clubes em garantir a segurança de seus atletas. Desde então, medidas foram adotadas para evitar que um incidente similar ocorra novamente, mas a dor da perda continua presente para as famílias, amigos e torcedores.

O Dia em Homenagem aos Garotos do Ninho não só mantém viva a memória desses jovens talentos, mas também serve como um lembrete da importância da segurança e do cuidado com os atletas. A lembrança dos Garotos do Ninho permanece viva, marcando o compromisso de que tais erros não se repitam, preservando a memória daqueles que perderam suas vidas tragicamente.

A Lei 10.432/24 é de autoria dos deputados Andrezinho Ceciliano (PT) e Brazão (União), foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Executivo desta terça-feira (25).

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.