DestaqueRio de Janeiro

Marcha Trans e Travesti toma conta da Lapa em defesa dos direitos e da visibilidade

Neste domingo (15), os Arcos da Lapa, no Centro do Rio, foram palco da Marcha Trans e Travesti, com o tema “Para Ecoar Nossa Voz”. O evento teve como objetivo promover a visibilidade e a equidade dos direitos da população trans e travesti, além de reforçar a importância da saúde mental. A iniciativa reuniu centenas de pessoas em uma manifestação que também marcou o lançamento da primeira agenda Trans, ressaltando a necessidade urgente de políticas públicas inclusivas que garantam os direitos fundamentais dessa comunidade.

A Marcha, que começou nos anos 90 no Rio, tem um histórico de chamar atenção para as demandas da população trans e travesti. No evento deste ano, o lançamento da primeira agenda Trans na mesma região trouxe visibilidade a pautas importantes como saúde, segurança e inclusão no mercado de trabalho. A proposta é pressionar os governos e candidaturas políticas a se comprometerem com a garantia de direitos básicos para essas pessoas, que frequentemente enfrentam preconceito e violência.

Segundo Adriano Dias fundador da ComCausa: “A Marcha Trans & Travesti é um grito de resistência e de esperança. Precisamos ecoar as vozes de quem ainda luta para ser reconhecido em sua dignidade e direitos fundamentais. Estar presente nesse movimento é reafirmar nosso compromisso com a construção de uma sociedade onde todas, todos e todes possam viver com respeito e igualdade.”

O evento contou com uma roda de samba conduzida por pessoas trans, reforçando o protagonismo artístico da comunidade, além de discursos inspiradores de líderes comunitários, que alertaram para a necessidade de união e luta por direitos. A feira de oportunidades de emprego LGBTQIAPN+, que ocorreu durante o evento, foi outro destaque, oferecendo recursos e informações para a inclusão profissional dessa população, historicamente marginalizada.

Gab Van, coordenador geral da Marcha, destacou a importância do protagonismo das pessoas trans e travestis no centro da cidade, um marco na luta por direitos: “Ter essas manifestações artísticas de pessoas trans no coração do Rio, com o lançamento de uma agenda para exigir das candidaturas comprometimento com a nossa sobrevivência e bem-estar, é um momento marcante.”

A Marcha Trans e Travesti deste ano, com o tema “Para Ecoar Nossa Voz”, não apenas fortaleceu a visibilidade da população trans, mas também apresentou uma agenda de reivindicações essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Com foco na equidade de direitos e na saúde mental, o evento demonstrou a força e a união da comunidade trans na luta por reconhecimento, respeito e dignidade.

A Marcha Trans & Travesti do Rio de Janeiro contou com a participação de diversas instituições e movimentos, além da ComCausa. Estiveram presentes organizações como as Mães da Resistência, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP/RJ, a TransVida, o Grupo Pela Vida, a Pesquisa Smile Brasil (estudo sobre saúde mental e bem-estar entre LGBTI+), a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, entre outros.

Leia também:

Importância do pleno conhecimento dos direitos da visibilidade para transgêneras e travestis

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

______________

 

 

Compartilhe:

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa