Rio de Janeiro

Ministra Anielle Franco participa de evento do G20 no BNDES

Na manhã de segunda-feira (22), a ministra Anielle Franco esteve presente no Evento Paralelo do G20 – Estados do Futuro, realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

O evento reúne organizações da sociedade civil, especialistas, representantes de universidades e organismos internacionais para discutir, até a próxima sexta-feira (26), um modelo de Estado socialmente justo que garanta o desenvolvimento sustentável.

Durante seu discurso, Anielle Franco ressaltou a importância de duas datas significativas nesta semana: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho, e o aniversário de Marielle Franco, em 27 de julho. A ministra também prestou homenagem a Dilma Rousseff e Michelle Bachelet, destacando suas trajetórias políticas desde a luta contra as ditaduras até se tornarem as primeiras presidentas de Brasil e Chile, respectivamente.

Franco enfatizou que, no Estado do futuro, a cor da pele não deve ser um fator determinante social. Ela defendeu que todos devem ter acesso à moradia, alimentação digna, educação, segurança ambiental e climática.

“Neste governo, estamos seguindo a orientação do Presidente Lula de priorizar a luta contra as desigualdades de maneira transversal. É necessário um governo comprometido com este projeto de país e, mais do que isso, é preciso o compromisso de toda a comunidade internacional”, afirmou.

O evento abordará temas como política industrial e econômica, emergência climática, transformação digital, governança global, diversidade no serviço público e políticas públicas.

A programação inclui conferências e painéis no formato de talk-show, com a participação de figuras notáveis como António Costa, presidente eleito do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro de Portugal; Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile; Denise Ferreira da Silva, professora da New York University; Mariana Mazzucato, diretora fundadora do Instituto para Inovação e Propósito Público da University College London (IIPP/UCL); Ailton Krenak, liderança indígena e imortal da Academia Brasileira de Letras; e Ha-Joon Chang, professor da School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres.

Os principais objetivos do evento são articular e compartilhar visões inovadoras para a transformação dos serviços públicos e da governança, discutir a integração de tecnologias avançadas no enfrentamento de crises que testam a capacidade do Estado, e estabelecer uma plataforma de colaboração internacional, troca de conhecimento e parcerias estratégicas para promover um futuro resiliente, inclusivo e sustentável.

O “Estados do Futuro” é promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) em conjunto com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o BNDES e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e Cultura no Brasil (OEI).

Veja também:

Sociedade civil apresenta recomendações ao G20 para enfrentar crises globais

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.