Agenda

Parayba Rock Fest 2024 em prol da arte e da música autoral independente

No dia 28 de julho, vai acontecer o Parayba Rock Fest, reunindo shows, DJs, fotografia, cinema, feira cultural e gastronomia vegana. O Parayba Rock Fest é um evento multicultural que coloca em destaque a arte autoral no subúrbio carioca. O evento também marca os 50 anos do criador da Parayba Records, atual editor da Rock Press, agitador cultural, jornalista, fotógrafo, cineasta e maluco de carteirinha, Michael Meneses.

No palco as bandas Netinhos de Dna Lazara, Benkens, NoSunnyDayz, New Day Rising e Welcome To Tenda Spírita, e ainda DJs, feira cultural, exposição de fotos, cinema, gastronomia vegana e muito mais. A iniciativa é do Selo Parayba Records e os ingressos estão à venda.

O Parayba Rock Fest não é apenas um show de rock, mas um evento multicultural. Além de bandas autorais do rock carioca, contará com a exibição do filme “VER+ – Uma Luz Chamada Marcus Vini”, expo de fotografias da Rock Press, DJs no Vinil, gastronomia vegana, feira cultural com discos, roupas, livros, fanzines, artesanato, acessórios de rock, cultura geek e muito mais.

E por que nome é Parayba Rock Fest?

A origem está no apelido do produtor. Michael Meneses é carioca nascido em Irajá, cria de Marechal Hermes, morou e trabalhou em Madureira e hoje reside em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Como morou em Sergipe na década de 1980, ao voltar ao Rio de Janeiro começou a ser chamado de Paraíba e adotou o apelido como marketing comercial. Anos mais tarde, criou o Selo Cultural Parayba Records, com “Y” mesmo, para atingir o mercado internacional, algo que já acontece, uma vez que os oitos CDs (físicos) com apoio do selo circulam em todos os continentes.

Selo Cultural Parayba Records

O Selo Parayba Records iniciou seus trabalhos em 2001 como uma pequena barraquinha de CDs e circulava pelo circuito alternativo de shows do Rio de Janeiro. Em 2007, com as primeiras edições do Parayba Rock Fest, Michael Meneses recebeu o convite para apoiar o lançamento do CD da banda Repúdio (RJ) e com o tempo vieram discos do Darge (Japão), Cha-Pra-Doido (RJ), Karne Krua(SE), Protesto Suburbano (Macaé/RJ) e recentemente o disco da banda ArtigoD9 (Agudos/SP). Ao longo dos anos, a Parayba Records também colaborou na realização de shows, exposições, peças de teatros e cursos.

Conheça as bandas: Welcome to Tenda Spírita – Os demônios do Saravá Metal, invocados em 1990, revolucionaram o circuito underground brasileiro com seu metal mestiço, carioca e suburbano. Após 30 anos, os mestres fundadores retornam com uma nova formação, trazendo o projeto Welcome to Tenda Spírita. Cid’A’Billy (bateria), Tony Vumitu (vocal e percussão), PhillRoc (baixo) e novas entidades misteriosas prometem uma mistura intensa de Macumba, Heavy Metal e uma mise-en-scène única. Com elementos de música brasileira e latina, peso, distorção e suingue, o projeto ultrapassa limites e promete conquistar tanto fãs antigos quanto novos. FacebookYoutubeInstagram│Telefone: 21 99517-7215 (Cid)

Nosunnydayz: “Rock pesado, em permanente compromisso com a liberdade, a criatividade e a natureza humana”. Assim a banda se define em seu release, e por mais que o termo “rock pesado” possa soar datado, não é bem assim. A “Nosunnydayz é rock pesado e atualizado”. Quem já assistiu a banda ao vivo ou escutou o trabalho de estreia, “The Gray, The Black and What we Expect” (2023), teve a certeza da boa influência de Hard/Heavy/Grunge/Blues/Psicodelia/Stoner Rock, porém tudo repaginado, ou, como foi dito antes, “atualizado”. A formação da NoSunnyDayz conta com Nina Pontes (vocal), Hugo Rosas (guitarra e backing vocals), Raul Fontenelle (bateria e backing vocals) e Rodrigo de Andrade (baixo e backing vocals), com passagem por projetos no underground do Rio de Janeiro desde a década de 90. Foi eleita banda revelação do ano e teve o play “The Gray, The Black and What we Expect” entre os melhores álbuns de 2023 na mídia especializada. InstagramYoutubeSpotifyLinktree│Email: [email protected]

Benkens: Formada por músicos residentes na Baixada Fluminense e no bairro de Madureira, a Benkens é uma das revelações da cena indie rock. Em atividade desde 2015, é composta por Jonny Assis (vocal e guitarra), Thiago Rodrigues (baixo) e Felipe Paiva (bateria). Esse power-trio vem se apresentando no circuito independente do Rio de Janeiro, com destaque para a show no Caxias Music Festival em 2019 (com direito a foto na capa do Jornal Extra). Em sua discografia constam o EP “Memories” (2018) e os single “Make Me So Lonely” (2020) e “Afraid”, (2023). Neles, influências de Arctic Monkeys, Kings Of Leon e Blink-182 se fazem presentes. Benkens é uma banda jovem, mas com o profissionalismo e a vontade de buscar a evolução e o melhor do rock dos dias atuais. A próxima parada dia 28 de julho no Parayba Rock Fest.  InstagramSpotifyYoutube

New Day Rising (NDR): Formada em Marechal Hermes, em 2011, por Thiago Vieira (guitarra), Renato Raxta (vocal), Caique Xavier (baixo) e Felipe Vieira (bateria), a New Day Rising (também conhecida por NDR) vem se revelando um dos melhores nomes da atual safra brasileira do hardcore. Reune em seu currículo apresentações no Circo Voador, festivais de porte nacional como Garage Sounds, dividiu palco com bandas como Krisiun, Dead Fish, Glória, Hateen, Garage Fuzz, Matanza e com nomes internacionais como H2O (Nova York). Além do Rio de Janeiro, a banda já esteve em apresentações em São Paulo, Minas Gerais, e, em março realizou sua primeira turnê pelo nordeste brasileiro. Em estúdio, entre EPs e álbuns, seu último lançamento foi “Da Virtualidade da Ignorância a Presentificação do Brutal Real”. O disco traz 10 composições e foi mixado e masterizado pelo produtor musical Mário Neto. Além disso, o álbum foi pensado como um disco de vinil (Lado A, Lado B) e explora os conceitos de virtualidade e realidade. Militantes do subúrbio (mas sem bairrismo), de causas como trabalho, igualdade entre as pessoas, amor e liberdade. InstagramFacebookYoutubeSpotifyTiktok│Email: [email protected]│Telefone: (21) 99210-9351

Netinhos de Dna. Lazara: A banda foi formada em 1998 por estudantes da Zona Oeste do Rio para uma única apresentação na feira cultural da escola. Porém, o negócio saiu tão ruim que um dos integrantes resolveu reformular a banda só para piorar ainda mais. Em 2001, gravaram a demo “Tua Mãe” e, após resenhas na mídia especializada, conseguiram alcançar um patamar de extremo fracasso no underground carioca e desbravar os botecos e fliperamas da capital, cidades fluminenses e São Paulo. Após um hiato de 3 anos em função de problemas como internação para cuidar da saúde mental e abuso de drogas, a banda voltou a se reunir em 2007 para apresentação na primeira edição do Parayba Rock Fest e para gravar o CD “Sessão Cine Band Kickboxer”, que teve distribuição pelos selos Suvaco Recs e AntiDiscos, ou seja, novo fracasso de vendas. Em 2009, enfim, a banda acabou e ninguém se importou. Passados 15 anos, atualmente a banda é formada por músicos que passaram pelo underground carioca, além do próprio Netinhos, como: Cloviz (voz), Robertxô (guitarra), Cabelinho (tamborim) e Repolhex (baixo). As influências são DFC, Gangrena Gasosa, R.D.P., Serial Killer, Raiva-HC, Descendents, NOFX, Sociedade Armada, Weezer e Pixies. Instagram│E-mail: [email protected]

DJ’s

Todos os DJs vão discotecar com vinil. Conheça um pouco dos trabalho dos magos das pick-ups do Parayba Rock Fest:

DJ @explicadu – Jornalista especializado em (contra)cultura, MC e colecionador de vinil há 20 anos, Explica traz para os toca-discos uma seleção de pedradas atemporais. Misturando estilos, vai apresentar um set que vai do RAP ao Samba, da MPB ao Rock, sempre privilegiando boas rimas.

DJ @chorãotres – Também conhecido por Ronaldo Chorão, o Ozzy Osbourne do Saravá Metal, vocalista da formação original da Welcome to Tenda Spírita, Chorão fará sua estreia como DJ no Parayba Rock Fest e sua especialidade são clássicos do Punk e do Metal dos anos 1980/90.

Equipe:

Direção Geral – Michael Meneses
Produção Geral – Roberta Lourenço
Pré-Produção – Simone Sas e Mariana de Menezes
Produção Executiva – Pity Portugal e Diogo Kupula
Roadies – Belinho, Chucky Ramyrez e Nilton Jr.
Técnico de Som – Thiago Almeida
Arte do Cartaz: @_juliana_pitta_
Produção e informações: @paraybarecords

Ingressos:
Antecipados com desconto neste link.
– Bilheteria da Areninha Hermeto Pascoal
– Loja Requiem no Camelódromo de Campo Grande/RJ.
– Parayba Records no Instagram: @Parayba Records.

Serviço: Parayba Rock Fest 2024
Data: 28 de julho 2024, às 14h.
Local: Areninha Cultural Hermeto Pascoal – Praça 1 de Maio S/N – Bangu/RJ.

ComCausa propõe tombamento da Rua Ceará como Patrimônio Cultural do Rio

Década de Boca do Rock: em São João de Meriti

Editoria Virtuo Comunicação

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa