Rio de Janeiro

Prefeitura inaugura banco de leite e lactário no Hospital da Mulher Mariska Ribeiro

Uma nova estrutura para apoiar a amamentação e a nutrição dos bebês foi inaugurada pela Prefeitura do Rio no Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu, neste sábado (1).

Trata-se do banco de leite e do lactário, que são os maiores da rede municipal e que vão beneficiar, inicialmente, os recém-nascidos internados no Complexo Neonatal do hospital. O investimento total foi de cerca de R$ 1,34 milhão, entre obras, equipamentos, materiais e mobiliário. Os serviços serão implantados de forma gradual, ampliando o atendimento para os bebês de outras maternidades da rede.

O banco de leite tem capacidade para armazenar até 2 mil litros de leite humano pasteurizado, que é coletado, processado e distribuído para os bebês que não podem receber o leite materno diretamente das mães. O local também oferece uma sala de apoio à amamentação, com ambientação e identidade visual do Cegonha Carioca, que busca proporcionar um espaço humanizado e acolhedor para as mães. Além disso, o banco conta com um consultório médico específico para os bebês e as doadoras, uma recepção de acolhimento e triagem e cinco salas: de extração de leite manual e com bomba elétrica, de higienização, de processamento, de estocagem e de distribuição.

O espaço é fundamental para garantir a alimentação adequada e a saúde dos recém-nascidos internados em UTI neonatal, que têm maior risco de infecções e complicações. O leite humano é o alimento mais completo e indicado para os bebês prematuros (que nascem com menos de 37 semanas de gestação) e com baixo peso (que pesam menos de 2.500 gramas ao nascer). O banco de leite também presta atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.

Qualquer mulher saudável que esteja amamentando seu próprio filho e tenha uma boa produção de leite pode ser uma doadora. O leite doado passa por um rigoroso controle de qualidade e segurança antes de ser oferecido aos bebês que precisam.

O Hospital da Mulher Mariska Ribeiro é uma referência em atendimento materno-infantil, com cerca de 1.650 atendimentos na emergência, 300 partos por mês e 5 mil consultas ambulatoriais. Em 2022, a UTI neonatal da unidade acolheu 459 bebês, sendo uma das maternidades da rede que mais têm vagas para os recém-nascidos de risco. Muitos desses bebês dependem do leite humano doado.

Imagem do corpo: Beth Santos/Prefeitura do Rio

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.