Japeri

Segurança Presente em Japeri mostra queda nos índices de violência

O Instituto de Segurança Pública (ISP), que realiza as estatísticas de segurança em todo o estado, publicou, nesta semana em seu site oficial, os dados consolidados das ocorrências referentes a junho de 2021 em todo o estado. Este foi o primeiro mês de atuação das duas bases do Programa Segurança Presente em Japeri.

O ISP mostra que os crimes de roubos de rua e de celulares, ao lado dos assaltos a transeuntes tiveram, em junho, as menores incidências de 2021. Outro dado importante é que, neste mesmo período, Japeri zerou os casos de roubos a comércios, residências, bancos, caixas eletrônicos, após-saque, de bicicletas e furtos a transeuntes, de celulares, bicicletas, além de sequestro. Outra incidência que mostra o trabalho contínuo nas ruas do município foi o aumento nas ocorrências de apreensão de drogas que aumentou 112% se comparado junho a maio. As ocorrências por posse de drogas também alavancaram no mesmo período: 900%. Os crimes contra a vida também apresentaram bons resultados. Foram três homicídios dolosos em junho, uma queda de 62,5% em relação a janeiro deste ano. De acordo com a prefeitura, os primeiros resultados são bons, mas o objetivo é melhorar cada vez mais.

O efetivo empregado nas duas bases – em Japeri e Engenheiro Pedreira -, diariamente soma 49 policiais militares, das 8h às 20h, todos os dias. O programa ainda conta com seis viaturas, 10 motocicletas, além do policiamento realizado a pé e atua em conjunto com o 24° BPM e com a 63° DP, o município viu os números da violência, principalmente os crimes de rua, apresentarem quedas consideráveis.

Os dados compilados pelo ISP são das ocorrências registradas na 63° DP (Japeri) durante todo ano, desde 2013, e, nos primeiros 30 dias do Segurança Presente reforçando a segurança pública do município, junho apresentou bons números relacionados aos meses anteriores de 2021. Exemplo desta queda se mostra nos casos de roubos a transeuntes que obteve o menor índice do ano: 7 casos.

 Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo