Baixada FluminenseSão João de Meriti

Visita ao futuro Museu do Marinheiro João Cândido reúne lideranças em São João de Meriti

Na manhã deste sábado, representantes do poder público municipal e estadual, junto com movimentos sociais, incluindo a organização ComCausa, realizaram uma visita à Casa do Embaixador em São João de Meriti. Este local será o futuro Museu do Marinheiro João Cândido.

A concentração do grupo aconteceu na Praça da Bandeira, de onde partiram de ônibus até o pé do morro. Após uma caminhada, houve uma reunião onde Frei Tata relatou parte da história do movimento pelo reconhecimento de João Cândido como um herói nacional, destacando sua anistia e as ações para a implantação do museu na Baixada Fluminense.

Durante a reunião, Adriano Dias, da ComCausa, destacou o esforço contínuo de diversas pessoas ao longo de quase 20 anos, especialmente de Frei Tata, que desde 2007 trabalha intensamente para a realização deste projeto. Adriano ressaltou que a comunidade, que enfrenta diversos problemas estruturais, começou a ver melhorias na urbanização e no acesso com a perspectiva da implantação deste equipamento público.

A expectativa, segundo Adriano Dias, é que “o local se torne um ponto de referência cultural, similar aos existentes na capital do Rio de Janeiro, promovendo atividades que atraiam visitantes e recursos para os moradores do Morro do Embaixador.”

Edu Nascimento, coordenador do escritório estadual do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, afirmou que “esse projeto é um exemplo da união de forças e cooperação, demonstrando como a cultura transforma, na teoria e na prática, a vida das pessoas na comunidade. Ações repetidas em vários lugares do Brasil, como este museu que resgata a história e a identidade racial do povo negro, beneficiam de forma concreta e objetiva. Vindo de uma comunidade da Baixada Fluminense, de uma favela, isso é um exemplo que deve ser replicado em todo o Brasil.”

Visita ao futuro Museu do Marinheiro João Cândido Arquivo ComCausa

 

Marcelo Rosa, subsecretário de Direitos Humanos da Prefeitura de São João de Meriti, destacou que, “sem a implantação deste equipamento cultural, o poder público teria muito mais dificuldade em conseguir a urbanização da área de lazer do entorno, bem como a pavimentação e o saneamento do acesso ao morro.”

 

A criação do Museu do Marinheiro João Cândido representa não apenas a preservação da memória de um importante personagem histórico, mas também uma oportunidade de desenvolvimento cultural e econômico para a região, trazendo benefícios diretos para os moradores locais.

Leia também:

Plano do Museu João Cândido é apresentado na Câmara

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa